Low code entra na mira de gigantes de tecnologia e nuvens públicas

Empresas consolidadas no setor começam a ofecerec plataformas que permitem a criação de aplicativos para diversas finalidades

Author Photo
9:00 am - 07 de dezembro de 2020

Tenho usado plataformas de low e no code por quase duas décadas para construir aplicativos de fluxo de trabalho interno e desenvolver rapidamente experiências voltadas para o cliente.

Sempre tive equipes de desenvolvimento trabalhando em aplicativos Java, .NET ou PHP criados em cima de armazenamentos de dados SQL e NoSQL, mas a demanda de negócios por aplicativos excedeu em muito o que podíamos desenvolver. As plataformas de low code e no code forneceram uma opção alternativa quando os requisitos de negócios correspondiam aos recursos da plataforma.

Muitas plataformas low code existem há mais de uma década e algumas oferecem suporte a dezenas de milhares de aplicativos de negócios.

Com o tempo, essas plataformas melhoraram recursos, experiências de desenvolvedor, opções de hospedagem, segurança corporativa, ferramentas de devops, integrações de aplicativos e outras competências que permitem o desenvolvimento rápido e fácil manutenção de aplicativos funcionalmente ricos.

Então, quando as nuvens públicas e as grandes empresas de tecnologia ficaram mais interessadas em plataformas de low code, fiquei cético. Em primeiro lugar, as nuvens públicas visam equipes de desenvolvimento e engenharia que desejam codificar aplicativos, automatizar pipelines de CI/CD (integração contínua/implantação contínua) e instanciar a infraestrutura como código.

O desenvolvimento de produtos para desenvolvedores cidadãos e outros que desejam desenvolver com low code requer diferentes experiências, ferramentas e funcionalidades.

Em segundo lugar, as plataformas autônomas de low code evoluíram por meio de múltiplos paradigmas de computação; alguns remontam aos dias cliente-servidor. Eu tinha minhas dúvidas de que os recém-chegados ofereceriam capacidades de correspondência e as estratégias e motivações para reengenharia para permanecerem relevantes.

Encontrei uma mistura de diferentes experiências de desenvolvedor e recursos avançados da nuvem pública e grandes empresas de tecnologia.

Em alguns casos, as plataformas de low code estão lamentavelmente atrás de plataformas autônomas. Em outros, eles estão demonstrando como o low code pode habilitar o machine learning, chatbots, interfaces de voz, pesquisa espacial e muito mais.

Power Apps lidera com aplicativos, integração e machine learning

O Microsoft Power Apps e o Power Automate (formalmente Microsoft Flow) tornaram-se disponíveis em outubro de 2016 e novas versões são lançadas semanalmente. Nesse tempo, o Power Apps evoluiu para um ambiente de desenvolvimento de aplicativos de low code muito rico para construir formulários e fluxos de trabalho que se conectam a várias fontes de dados.

O Power Automate agora tem mais de 400 conectores que os desenvolvedores podem usar para mover dados para dentro e para fora dos aplicativos e uma habilidade separada de automação de processos robóticos.

O que diferencia o Power Apps é o AI Builder, um conjunto de recursos de low code que permite aos desenvolvedores conectar dados ao processamento de linguagem natural, processamento de imagem e machine learning.

Você pode treinar modelos para categorizar e identificar entidades em texto, extrair informações de formulários, identificar objetos em imagens ou executar modelos preditivos. Alguns exemplos incluem modelos de treinamento para extrair dados de faturas de formulários PDF ou processar fotos para atualizar o estoque de produtos automaticamente.

A oferta mais recente, Power Virtual Agents, uma plataforma de chatbot de low code, ficou em disponibilidade geral no final de 2019. A combinação de construir um aplicativo de low code com um chatbot incorporado e integrar o fluxo de trabalho com outras soluções SaaS pode ser muito poderosa.

Alguns exemplos de tutoriais incluem chatbots que ajudam os usuários a enviar ideias de projetos, responder a perguntas durante a crise da Covid ou executar funções simples, como obter o clima de hoje.

Investimento contínuo da Apple, Google e Oracle em recursos de low code

Apple e Google têm plataformas de low code sob subsidiárias gerenciadas de forma independente. A Apple desmembrou FileMaker em 1986 e em 2019 eles rebatizaram a empresa de volta ao seu nome original, Claris. A plataforma de low code agora é Claris FileMaker, e eles adicionaram o Claris Connect, uma plataforma para integrações, ao adquirir o Stamplay em 2019.

FileMaker é sua 19ª versão principal e a Claris lançou recentemente novos add-ons, incluindo calendários, quadros Kanban e galerias de fotos. O FileMaker agora pode se integrar a modelos de machine learning e permitir que a Siri responda a perguntas em aplicativos FileMaker.

A plataforma foi recentemente usada por um hospital para rastrear e relatar o progresso e cuidados do paciente e por escolas para superar os desafios de volta às aulas da Covid-19.

Enquanto isso, o Google comprou sua entrada no cenário de low code ao adquirir o AppSheet no início de 2020. Falei com Amit Zavery, VP/GM e Chefe de Plataforma do Google Cloud, sobre o crescimento do AppSheet e recursos emergentes.

“Nos últimos nove meses, também começamos a ver muitos aplicativos de usuário final construídos em cima do AppSheet – inicialmente com a ideia de que você pode construir praticamente um aplicativo departamental, mas as pessoas querem automatizar os processos de aprovação, incorporar vídeo conferência, inspecionar documentos e conectar-se a APIs”.

AppSheet tem muitas das opções que você encontra em outras plataformas de low code, incluindo integrações, formulários e visualizações, mas seus recursos avançados demonstram os planos do Google.

Por exemplo, a integração do G-Suite e do AppSheet pode ser usada para desenvolver fluxos de trabalho inteligentes, enquanto os desenvolvedores podem permitir a conexão com suas APIs usando o Apigee como fonte de dados.

Alguns aplicativos AppSheet interessantes incluem um aplicativo de estudante de medicina que organiza condições e conceitos médicos relacionados, um aplicativo de associação habitacional que ajuda a gerenciar operações de back-end e um aplicativo de empresa de serviços industriais que melhora a eficiência do trabalho de campo.

Existem também aplicativos de amostra para ajudar a reduzir o risco no local de trabalho durante a Covid-19 e outros desenvolvidos para setores específicos, incluindo organizações sem fins lucrativos e manufatura.

A Oracle é um defensor de longa data do desenvolvimento de low code. Eu analisei o Oracle Application Express (APEX), que tem uma história que remonta a uma aquisição feita em 2006. O APEX tem mais de 50.000 clientes e os desenvolvedores estão gerando mais de 3.000 aplicativos diariamente. O APEX permite aplicativos orientados por dados no code.

Como afirma Michael Hichwa, Vice-Presidente Sênior de Desenvolvimento de Software da Oracle, “o APEX usa o poder do SQL em um contexto de negócios”.

Um recurso de destaque usa o banco de dados Oracle para gerenciar dados de localização expostos por meio de um aplicativo desenvolvido pela APEX. Um exemplo é este aplicativo para otimizar as rotas de entrega de alimentos durante a Covid. O site da comunidade APEX.world tem mais de 30 aplicativos relacionados à Covid-19.

Amazon, Salesforce, SAP, IBM e Alibaba aumentam os recursos de low code

A história do low code não termina aí, pois outras nuvens públicas e gigantes da tecnologia adicionam recursos e plataformas de low code.

  • A Amazon lançou o Honeycode em junho de 2020, uma “ferramenta muito leve” projetada para que desenvolvedores cidadãos criem aplicativos da Web e móveis;
  • A Salesforce tem um longo histórico de fornecimento de ferramentas para desenvolvedores e suas últimas adições incluem o Salesforce Lightning e a incorporação de recursos de integração de API MuleSoft;
  • A SAP fez parceria com o provedor de plataforma de low code Mendix para estender a funcionalidade S/4HANA e integrar com machine learning, inteligência artificial, IoT (Internet of Things) e outras tecnologias;
  • A IBM tem várias ofertas de low code na IBM Cloud, incluindo uma parceria com a Mendix e o lançamento de junho de 2020 do IBM Cloud Pak for Automation com integração de low code de machine learning para decisões operacionais;
  • O Alibaba lançou o Yida Plus em 2019, uma plataforma de desenvolvimento de low code usada no varejo, hospitalidade, manufatura, saúde, energia e educação.

O desenvolvimento de software e aplicativos são estratégicos para organizações que investem na experiência do cliente e na produtividade dos funcionários e desejam se tornar orientadas por dados.

As tarefas de automatizar, integrar e desenvolver experiências estão ficando mais fáceis à medida que mais empresas de nuvem pública e tecnologia habilitam recursos de low code e desenvolvimento de cidadãos.

Tags:

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.