LGPD: site gratuito avalia se empresas já estão adequadas

Ferramenta disponibilizada pela consultoria ICTS Protiviti funciona gratuitamente e traz questionário sobre política interna de segurança.

Author Photo
1:57 pm - 09 de agosto de 2019

A Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) entra em vigor no dia 20 de agosto e as empresas precisam estar em conformidade até lá. Muitas precisarão passar por mudanças rígidas, e outras já estão se adequando nesse meio tempo.

A ideia é que as empresas tenham mais cuidado com os dados dos seus clientes. Não apenas, ela traz o cidadão para para o centro desse controle, tendo em vista os últimos casos de vazamentos e afins.

Dados se tornaram muito valiosos e daqui pra frente é preciso não apenas proteções, mas regulações eficazes. A Agência Nacional de Proteção de Dados (ANPD) prevê multa de até 2% do faturamento anual ou R$ 50 milhões por infração.

As novas regras impostas pela LGPD apontam para a coleta, armazenamento, tratamento e compartilhamento de dados pessoais. Inclusive, os cidadãos poderão solicitar a edição ou remoção de suas informações nestes bancos de dados.

Sua empresa está em conformidade?

Pensando em auxiliar as empresas, a consultoria ICTS Protiviti lançou um portal para que elas façam uma avaliação gratuita. O conceito é oferecer às companhias um parâmetro sobre o seu grau de adequação à lei.

A ferramenta permite que as companhias que as empresas identifiquem se o processo está em ordem ou se medidas precisam ser tomadas. Tudo, claro, pensando na adequação para a nova lei de dados.

img lgpd atualizada LGPD: site gratuito avalia se empresas já estão adequadas

A avaliação é feita online. O usuário precisa informar seu nome e e-mail corporativo, e deverá responder um questionário com 13 perguntas. Elas são alternativas e relacionadas à política interna de proteção de dados da empresa.

Logo após terminar de respondê-lo, o usuário recebe um relatório com o nível de conformidade com a lei que a sua companhia se encontra.

Também são disponibilizados comentários sobre cada resultado. A ideia, neste ponto, é que as companhias avaliem o que ainda precisa ser feito até 2020.

A LGPD prevê que qualquer empresa pública ou privada deve ser responsabilizada em caso de violação.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.