Lenovo Brasil aposta em serviços para contornar crise no mercado de PCs

Área de serviços da Lenovo no Brasil é a que cresce mais rápido no mundo

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5:29 pm - 13 de abril de 2023
ricardo bloj, lenovo Ricardo Bloj, presidente da Lenovo no Brasil. Foto: Divulgação

A aposta em serviços é uma das estratégias da Lenovo para contornar a crise global que tem afetado as vendas de PCs para consumidores finais e para empresas desde o ano passado. Segundo dados da consultoria Gartner, as remessas globais de computadores foram 16,2% menores em 2022 do que no ano anterior.

O tombo foi ainda maior no quarto trimestre do ano. No total, 65,3 milhões de unidades foram enviadas no período, uma redução de 28,5% em relação ao quarto trimestre de 2021. A recessão global, o avanço da inflação e o aumento das taxas de juros em todo o mundo são alguns dos culpados pelo cenário.

Para este ano, a perspectiva também não é boa. “A demanda por PCs entre as empresas começou a cair no terceiro trimestre de 2022, e o mercado passou para a ‘deterioração'”, classificou Mikako Kitagawa, analista-diretora do Gartner, no mais recente relatório da consultoria sobre o segmento. Na prática, compradores corporativos estão estendendo os ciclos de vida dos PCs e atrasando novas compras. A expectativa é que o mercado empresarial não voltará a crescer antes de 2024.

“A gente sabe que houve uma bolha em que todo mundo precisou de tecnologia e fez investimentos – e é natural que depois haja uma queda. Também temos o cenário econômico, com taxa de juros e restrição de crédito, que não ajuda”, disse Ricardo Bloj, presidente da Lenovo Brasil, em conversa com o IT Forum. ” Mas a gente está otimista. Se a pizza diminuir de tamanho, a gente tem que aumentar nosso pedaço.”

E para aumentar o seu pedaço da pizza de hardware e buscar uma alternativa à venda tradicional de equipamentos, a Lenovo olha com atenção para seus serviços no Brasil – que tendem a pesar menos no bolso de clientes sem grande capacidade de investimento e que geram uma receita recorrente para a companhia.

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Há dois meses, a Lenovo renovou sua oferta de ‘Device as a Service’ (DaaS) no Brasil, buscando dar vazão às novas exigências de clientes no pós-pandemia.

Segundo Carlos Toledo, diretor de serviços e soluções da Lenovo no Brasil, os anos da pandemia viram uma rápida aceleração na adoção do modelo de DaaS por empresas, já que muitas precisam, da noite para o dia, munir seus colaboradores com novos dispositivos para dar suporte para ao home office obrigatório.

Várias destas empresas, no entanto, não estavam acostumadas com a formatação contratual do modelo de entrega de DaaS. Isso gerou alguns ‘sustos’ entre empresas não acostumadas com o modelo, como no caso de multas por devolução de máquinas quebradas. No novo ciclo pós-pandêmico, a Lenovo buscou ouvir o feedback dos clientes e elaborou um modelo de entrega com mais garantias aos clientes.

“A gente tem uma oferta na qual o cliente recebe o equipamento, paga por mês, mas no final do contrato não tem despesas por máquinas quebradas e pode perder até 2% do parque – que é a média do Brasil – sem nenhuma multa. A gente conseguiu fazer isso reduzindo a taxa de juros que ele paga – abaixo da Selic – com serviço”, explicou.

O resultado é positivo: de acordo com Toledo, o Brasil é hoje o país de mais rápido crescimento da área de serviços para a Lenovo no mundo. A estratégia local é aliada ao posicionamento global da Lenovo, que também tem promovido um crescimento baseado em iniciativas que vão além da venda pura de hardware. Alguns resultados positivos já foram anotados pela empresa.

“Nossa estratégia de transformação liderada por serviços está valendo a pena. Nossos diversificados mecanismos de crescimento de negócios não relacionados a PCs agora respondem por mais de 40% da receita de nosso grupo e estão impulsionando uma lucratividade sólida”, disse Yuanqing Yang, CEO de chairman da Lenovo na conferência de resultados relativos ao terceiro trimestre fiscal de 2022-2023, apresentada em fevereiro.

A empresa, no entanto, não revela dados sobre o crescimento exato de sua divisão de serviços no Brasil.

Motores de crescimento da Lenovo

Nesta quinta-feira (13), a Lenovo anunciou uma nova campanha para o mercado brasileiro focada no segmento de pequenas e médias empresas (PMEs) do país. A campanha é estrelada pela atriz e empresária Paolla Oliveira. O setor de PMEs é visto como um dos potenciais vetores de crescimento para a companhia no mercado nacional, aliando suas estratégias de dispositivos à oferta de serviços agregados.

“Além de novas tecnologias que a gente traz, uma das estratégias é como conseguir compor soluções para o cliente – seja através de locação, serviços de garantia estendida, atendimento premier – para que ele consiga ter uma produtividade maior com um equipamento novo e possa focar no negócio. Para que tecnologia não seja uma área de preocupação, seja uma solução”, disse Bloj.

Ainda segundo o executivo, o mercado de PCs deve ver um ano “desafiador” no país – tanto para o segmento corporativo quanto para o de varejo. Alguns setores da economia, no entanto, oferecem oportunidades.[

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Governo é uma delas, com a perspectiva de que novos projetos surjam de carona das novas administrações federal e estaduais que assumiram neste ano. Agro é outro desses exemplos, frente, principalmente, à adoção de ferramentas de IoT para produtividade no campo. “É um setor que está adotando tecnologia muito rápido e precisa de cada vez mais”, pontuou o presidente da Lenovo no Brasil.

Uma das ofertas de serviços que é estratégica para a empresa é o atendimento Premier, um suporte técnico preferencial que coloca o cliente em contato direto com a Lenovo. Além do suporte tradicional, o serviço agrega ofertas como um monitoramento pró-ativo de máquinas que podem vir a dar problemas no futuro, usando monitoramento em tempo real.

“Eu tenho um índice de acerto de 80% para prever uma falha com até 30 dias de antecedência”, explicou Toledo. “A Lenovo vai proativamente ligar para o cliente, avisar sobre a iminência de falha, pedir para o cliente fazer um backup e trocar a máquina após alguns dias. Como não tenho serviço emergencial, o custo também é mais barato.”

A companhia também tem atuado com uma oferta de recompra do parque de computadores antigos de clientes para, em seguida, trocá-lo por um novo parque de máquinas como serviço. Com isso, o cliente é capaz de se capitalizar através da revenda de máquinas antigas e adotar novas máquinas Lenovo em sua operação.

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