Kurian credita sucesso do Google Cloud à criação de produtos que vão para onde a tecnologia irá

CEO da empresa não dá previsões de crescimentos futuros, mas está confiante com lançamentos durante Google Next ‘24

Author Photo
8:04 pm - 10 de abril de 2024
Thomas Kurian, CEO do Google Cloud Foto: Divulgação/Google Cloud

O Google Cloud cresceu cinco vezes nos últimos cinco anos e, segundo Thomas Kurian, CEO da companhia, está entre as quatro principais empresas de software do mundo. “Nosso crescimento e participação no mercado vieram da observação para onde a tecnologia está indo e da criação de novos produtos para onde a tecnologia irá”, comemora o executivo em coletiva de imprensa durante o Google Next ’24*.

Pergunto sobre as expectativas após os lançamentos do evento, mas Kurian é enfático: “nunca faço previsões, mas digo que a melhor maneira de prever o futuro é ver se vamos dar o nosso melhor”. Ainda assim, o executivo é otimista sobre os resultados ao dizer que a melhor maneira de projetar o futuro é olhar para a taxa de crescimento da empresa até aqui.

“Cada cliente que veio aqui poderia ter escolhido outro provedor de nuvem. Todo cliente que já escolheu o Google Cloud poderia ter escolhido outro provedor de nuvem, porque começamos depois. O fato de termos sucesso significa que temos uma grande equipe que os apoia. Eles gostam das pessoas com quem trabalham. Trazemos a experiência e as soluções para eles, e temos ótimos produtos”, avalia.

Leia mais: O que tira o sono dos CISOs? Especialistas da Mandiant respondem

Em busca desses resultados positivos, a empresa foca, esse ano, em Inteligência Artificial. “O tema comum que ouvimos dos clientes, ao passar do piloto para prova de conceito para a implantação em modelos de produção em uma organização, é que eles precisam de uma plataforma para usar a IA. E não se trata de comparar modelo a modelo, mas de oferecer uma plataforma.”

Questionado sobre os seus diferenciais em relação aos principais concorrentes de cloud, o CEO do Google Cloud afirma ser consistente globalmente ao oferecer, independentemente da localização, os mesmos serviços. “Alguns dos outros provedores possuem serviços, mas nem todos estão disponíveis. Assim, as empresas internacionais que queiram estar em diferentes países, podem tornar-se globais conosco”, promete ele.

Além disso, segundo o executivo, o Google Cloud foi pioneiro em multicloud – estratégia que vem ao encontro de dar liberdade aos clientes de usarem múltiplas tecnologias de diferentes empresas ao mesmo tempo. “E um exemplo disso é a escolha de modelos [de linguagem]. Quando começamos, dissemos que um modelo não atenderia tudo. O que as pessoas precisam é de uma plataforma. Você vai lá não para comprar um produto apenas daquele fornecedor. Você vai lá para comprar produtos de muita gente. E pensamos que é isso que as empresas querem.”

Parcerias de Google Cloud

O mesmo acontece com o mercado de chips. Kurian explica que o Google trabalha com uma variedade de sistemas e projeta seus chips com parceiros, como AMD, Nvidia e Intel. “E o que é importante para um [cliente] não é necessariamente verdade para o outro. E ao poder escolher entre estes, podemos oferecer aos clientes a melhor opção. A mesma coisa acontece se você olhar para a IA. O Google trabalha em sistemas de produção de IA há 10 anos. Nosso primeiro TPU começou a ser projetado em 2012. Ele foi lançado em 2014. Então, são 12 anos e, com o passar dos anos, percebemos que o cliente precisa, na verdade, de muitos tipos diferentes de sistemas aceleradores.”

Por isso, reforça o CEO, ainda que existam os próprios sistemas do Google, não significa que as empresas não são parceiras e estão competindo. Em sua visão, estão apenas oferecendo uma gama de possibilidades para que o cliente possa escolher entre diferentes tipos de sistemas.

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!

*A jornalista viajou a convite do Google Cloud

Author Photo
Laura Martins

Editora do IT Forum. Jornalista com mais de dez anos de atuação na cobertura de tecnologia. É a quarta jornalista de tecnologia mais admirada no Brasil, pelo prêmio “Os +Admirados da Imprensa de Tecnologia 2022” e tem a experiência de contribuições para o The Verge.

Author Photo

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.