IT Forum Salvador: extensão cultural vai agitar encontro de tecnologia na Bahia
Primeira edição do IT Forum Salvador levará convidados para conhecer espaços e a vida cultural da capital baiana
Além dos conteúdos e das reuniões de negócios, o IT Forum Salvador também terá como protagonistas a Casa Pia de São Joaquim, a Igreja de São Francisco, a Fundação Casa Jorge Amado, a Casa do Carnaval, o Museu Afro, o Pelourinho e os Painéis de Carybé. São espaços históricos, com raízes culturais fortes, distintas, e que remetem à identidade do povo baiano.
A escolha da Bahia para a realização do IT Forum não foi em vão. “Toda cidade portuária é uma cidade de encontros”, afirma Rafael Dantas, professor e historiador. “Estamos falando de lugares que tiveram seu desenvolvimento cultural ligado ao mar, o que possibilitou uma série de trocas, contatos, ideias e avanços tecnológicos. Fatos que moldaram os locais como as referências cosmopolitas que conhecemos hoje.”
Para Adelson de Sousa, fundador e presidente da IT Mídia, o contexto histórico reforça a essência do que a empresa quer proporcionar à região com o IT Forum Salvador. “Um resgate de conexões, tecnologia e inovação”, afirma.
Além da personalidade cosmopolita do lugar, Sousa conta que sempre teve forte ligação com a Bahia, e que viu na união da cultura com o encontro de negócios um forte potencial para o desenvolvimento econômico, artístico e profissional do Estado.
“Temos grandes planos para a região e um deles é torná-la um polo tecnológico por meio do incentivo à educação, à economia e à cultura. Mas não é só sobre conhecer o mercado. É importante aprender sobre o povo que fará essa roda girar e como a cultura local pode ajudar nesse desenvolvimento”, reforça André Cavalli, CEO da IT Mídia.
Leia mais: IT Forum Salvador: impactos do ESG no trabalho dos CIOs é tema de debate
A agenda cultural será entre os dias 15 e 17 de setembro. O roteiro foi elaborado e será acompanhado pelo próprio historiador Rafael Dantas. Ao todo, serão visitados 13 lugares. Entre eles:
Casa Pia de São Joaquim
O local, que vai receber a agenda executiva do IT Forum Salvador entre os dias 13 e 15 de setembro, é um dos principais pontos de Salvador. Com mais de 200 anos de história, está localizado na parte baixa da capital baiana. A casa é tombada pelo Instituto Nacional do Patrimônio Histórico e Artístico (IPHAN) e considerada Patrimônio Mundial da UNESCO.
O espaço foi originalmente construído como um noviciado jesuíta no início do século XVIII. Passou por uma restauração em 2021 e hoje abriga escola, eventos e exposições.
Casa Jorge Amado
A antiga construção localizada no bairro do Rio Vermelho, em Salvador, tem grande importância histórica e cultural na cidade, sendo também conhecida por abrigar diversas personalidades artísticas.
A instituição funciona como um espaço cultural aberto ao público, e ainda conta com um acervo de objetos pessoais do escritor, como: fotografias, cartas, manuscritos, livros, além de exposições temáticas relacionadas à sua trajetória e ao contexto social e político em que ele viveu.
Rosário dos Pretos
A igreja foi erguida na ladeira do Pelourinho pelos escravizados africanos, trazidos ao Brasil para trabalhar nas plantações de cana-de-açúcar e outras atividades econômicas da época. A construção é considerada um Patrimônio Mundial pela UNESCO – desde 1985 – e é um testemunho vivo da rica e complexa história brasileira, retrato da resistência dos povos africanos que ajudaram a moldar a nação.
Museu da Gastronomia
O museu está situado em um espaço histórico da cidade, o Solar Pereira, uma construção colonial datada do século XVII, dedicado a contar a história da rica e diversa culinária baiana. A oportunidade é imperdível para os visitantes mergulharem na cultura, na história e na origem dos pratos e ingredientes utilizados, além de conhecer as tradições associadas à comida local.
Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!