IT Forum Salvador: impacto do ESG no trabalho dos CIOs é tema de debate

Maioria dos executivos de TI das empresas já considera impactos do ESG em suas estratégias, indica estudo Antes da TI, a Estratégia

Author Photo
2:58 pm - 17 de agosto de 2023
IT Forum Salvador, ESG Antonio Carlos Cesco, Gabriela Vicari, Paula Rabelo e Rodrigo Gonçalves. Fotos: Divulgação

Segundo o estudo Antes da TI, a Estratégia, da IT Mídia, 61% dos CIOs brasileiros acreditam que o ESG trará impacto sobre a governança de TI e os investimentos feitos na área de tecnologia. E 82% indicam que o ESG tem importância alta ou muito alta para os negócios de suas companhias.

Esses são apenas dois dos muitos motivos que levaram o IT Forum Salvador a dedicar um painel inteiro ao tema. Três CIOs vão discutir como o tema da responsabilidade social, ambiental e de governança interferem em suas estratégias atuais e planos para o futuro.

Farão parte do painel Antonio Carlos Cesco, diretor de tecnologia e transformação digital da BRF; Paula Rebelo, gerente-executiva de TI e gestão da Cocamar Cooperativa Agroindustrial; e Rodrigo Gonçalves, diretor de tecnologia e inovação da UISA. O debate terá mediação de Gabriela Vicari, CEO do Distrito Itaqui.

O debate intitulado ESG e tecnologia, uma conexão de sucesso ocorre na quinta-feira, 14 de setembro, às 10h45, durante o IT Forum Salvador.

Conheça os debatedores

Antonio Carlos Cesco é diretor de tecnologia e transformação digital da BRF e membro efetivo dos Conselhos de Administração da BRF Previdência e da Cooperativa de Crédito BRF.

Graduado em Administração de Empresas e MBA em Gestão Empresarial, tem mais de 30 anos de experiência em tecnologia com atuação no segmento de alimentos. Atualmente lidera um time global envolvido em mais de 40 projetos de transformação digital, abrangendo toda a cadeia de valor da empresa.

Paula Rebelo é gerente-executiva de TI e gestão da Cocamar. Atua em TI desde 1993, com experiência em gestão de TI desde 2005. A partir de 2014 assumiu a gestão de outras área além da TI: facilities, gestão (que envolve planejamento estratégico, governança, gestão de riscos e o programa CocamarLabs: projetos Lean, Kaizen, PMO e inovação) e Qualidade (certificações de qualidade e controle de qualidade com todos os laboratórios industriais)

Rodrigo Gonçalves, CIO da UISA, tem mais de 18 anos de experiência na gestão de tecnologia e inovação em grandes empresas nacionais e multinacionais do agronegócio. Acumula passagens por Cofco, Veracel, Glencore e outras.

É formado em sistemas de informações com MBA em gestão de projetos e MTA em gestão de tecnologia. Atualmente é diretor de tecnologia e inovação da UISA, um dos principais grupos do agronegócio brasileiro, onde lidera toda equipe de tecnologia e inovação responsável pela digitalização e inovação da companhia.

Gabriela Vicari é CEO do Distrito Itaqui. Trabalha desde 2002 na área de marketing e comunicação voltada ao setor de tecnologia. Atuou em empresas como Santander, Mandic, Afina (atual Westcon-Comstor) e Global Networks.

Nos últimos 15 anos, cocriou com diversas áreas e pessoas para desenhar produtos e experiências disruptivas para a comunidade de TI na IT Mídia, líder de mercado em conteúdo e eventos, como os produtos IT Forum, CIO.com.br, itforum.com.br e computerworld.com.br, além das premiações “100+ Inovadoras no Uso de TI” e “Executivos de TI do Ano”.

É graduada em Publicidade e Marketing pelo Mackenzie, pós-graduada em Gestão do Conhecimento e Inovação pelo Senac e especializada em Desenvolvimento de Dirigentes pela FDC (Fundação Dom Cabral).

IT Forum Salvador

Após 25 anos movimentando o interior do Estado da Bahia, o IT Forum está pronto para desembarcar pela primeira vez na cidade de Salvador. Sob o tema “Liderando no Caos“, o evento reunirá líderes da indústria centro histórico da capital baiana, promovendo discussões sobre os rumos do setor e desafios da liderança de tecnologia entre os dias 13 e 17 de setembro.

No centro do circuito de palestras e encontros de negócios do IT Forum Salvador estará a Casa Pia. Construída no século XVIII para abrigar órfãos da cidade de Salvador, o casarão histórico abriga hoje uma instituição filantrópica. A escolha do local e da capital baiana para a próxima edição do IT Forum vem da relação histórica que a empresa tem com a Bahia – já que o evento nasceu na Ilha de Comandatuba.

Também integra o IT Forum Salvador uma agenda cultural completa, que inclui locais como o Pelourinho e a Casa Fundação Jorge Amado. Por meio deste resgate histórico e cultural, o IT Forum, em parceria com a Prefeitura de Salvador e a Saltur, agência pública de promoção do turismo na cidade, busca desenvolver também a economia local, fortalecendo o mercado tecnológico e impulsionando a educação.

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!

Author Photo
Redação

A redação contempla textos de caráter informativo produzidos pela equipe de jornalistas do IT Forum.

Author Photo

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.