IPhones podem ganhar proteção contra roubos e ataques

Author Photo
10:17 am - 17 de março de 2014

A Organização Mundial da Propriedade Intelectual acaba de publicar um pedido de patente ao qual a Apple deu entrada em junho do ano passado, intitulado “Detecção de ataque de emergência móvel e falhas críticas”. Ele descreve um mecanismo no qual um dispositivo de comunicação móvel poderia pedir ajuda em nome do usuário, se o mesmo não consegue interagir com o dispositivo.

“Enquanto o dispositivo está no modo de detecção de ataques, alguns eventos podem fazer com que este peça ajuda automaticamente, com a interação partindo do dispositivo”, detalha o pedido. “Por exemplo, se o dispositivo está no modo de detecção de ataque, e o usuário deixa de interagir com o dispositivo de uma maneira específica, por pelo menos um período de tempo determinado, em seguida, o dispositivo pode fazer automaticamente uma chamada de telefone para os serviços de emergência (como chamar o 190).”

O pedido de patente da Apple coincide com o lançamento, no verão passado, da iniciativa Secure Our Smartphones (SOS), um esforço para incentivar fabricantes de smartphones a serem mais proativos na prevenção de roubo de smartphone. De acordo com a Consumer Reports, os smartphones representam de 30% a 40 % dos roubos nas principais cidades dos Estados Unidos. Como resultado da campanha, os legisladores federais e deputados estaduais do estado da Califórnia propuseram medidas específicas para roubos de dispositivos móveis.

Pesquisadores da Apple também estão considerando a possibilidade de acionar o modo de detecção de ataques, se o dispositivo experimenta um choque repentino, que é medido por um acelerômetro. Esse recurso pode ser útil para chamar o 190 em caso de uma queda motivada por um assalto ou doença, ou até mesmo um acidente de trânsito.

Para detectar acidentes de carro, o pedido de patente sugere que os dados de GPS e sensores automotivos, tais como indicadores de implantação do airbag possam considerados no cálculo que determina em pedir ou não ajuda. A Apple divulgou recentemente o framework CarPlay, que integra dispositivos iOS com os sistemas do veículo para fornecer uma maneira para que os produtos da fabricante acessem dados de sensores automotivos.

O pedido de patente indica que o modo de detecção de ataques poderia ter ações como emissão de um alarme no volume máximo, em complemento ou como uma alternativa para chamar serviços de emergência, na tentativa de atrair a ajuda de pessoas que estão próximas.

O modo de detecção de ataque também pode ser ativado por outros mecanismos, como ao ativar um botão de áudio que anteriormente tinha sido pressionado. O pedido de patente oferece a possibilidade de que um dispositivo possa ser configurado para capturar e transmitir áudio de entrada ou emitir áudio através do alto-falante do aparelho, para que equipes de emergência consigam ouvir o que está acontecendo e se comunicar com o dono do produto.

Inevitavelmente, um recurso capaz oferecer maior proteção ao seu dono também esbarra em questões de privacidade. Os dados capturados por um dispositivo móvel, armazenados local ou remotamente, poderiam ser usado contra o dono do aparelho. Por exemplo, no caso de um acidente de carro, a velocidade do proprietário do dispositivo seria acessível à justiça e, talvez, à companhia de seguros do proprietário. No entanto, a promessa de segurança, mesmo quando o risco é remoto, tende a superar o valor incerto de privacidade.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.