Quer investir em uma startup? 5 dicas para encontrar as mais promissoras
Fundadores do M&P Group e sócios da Bossanova Investimentos dão dicas de como encontrar bons negócios
Apesar da retração no volume de investimentos para startups desde o ano passado, há ainda um terreno fértil para os investidores, dos mais experientes aos iniciantes. É a opinião dos fundadores do M&P Group e sócios da Bossanova Investimentos, Túlio Mêne e Nilio Portella.
Atualmente, o Brasil conta com mais de 14 mil startups segundo dados da Abstartups (Associação Brasileira de Startups). Diante de tantas empresas, como escolher aquelas que se alinham ao seu perfil de investidor e as mais promissoras?
Pensando nisso, na lista a seguir, Mêne e Portella separaram algumas dicas para quem deseja realizar investimentos em startups.
Associe-se a um fundo ou grupo de investidores
Mêne e Portella destacam que ao se associar a um grupo ou a um fundo, você poderá ter acesso a relatórios de empresas, de vários segmentos e, desta maneira, ter melhor acesso a informações daquelas que são mais promissoras.
Conheça os fundadores
Saber com profundidade quem são os fundadores das startups que você tem interesse é fundamental para dar os próximos passos. Em linhas gerais, conhecer os fundadores é saber sobre a jornada empreendedora deles, quais são suas habilidades, se eles se vendem bem e passam segurança para o mercado, qual o círculo de negócios que eles costumam ter relacionamento e, “tão importante quanto é saber se o mercado confia na capacidade de entrega deles.
Os fundadores precisam estar 100% dedicados à operação do negócio”, diz Mêne.
Cap table
É preciso observar o cap table da companhia para ter conhecimento da situação de todos os acionistas que compõem o board. “É necessário olhar o cap table para saber se a startup está ou não comprometida com vários investidores e, consequentemente, com pouca participação dos sócios-fundadores. Essa informação é importante para termos um perfil da startup e de seu modelo de governança”, ressalta Mêne.
Leia também: 6 dicas de uso de IA para alavancar os negócios
Participe de eventos do segmento
No Brasil, há inúmeros eventos especializados e segmentados que reúnem especialistas e startups em busca de investimento.
Mêne ressalta que “esse pode se tornar o momento decisivo na história do negócio. Nessa hora, nossos olhos estão voltados para entender se o produto ou serviço que estão apresentando já está validado e, se possível, já possui um track record – histórico de desempenho de um investimento ao longo do tempo. Se nos passarem segurança no negócio e nos mostrarem o motivo que precisam daquele investimento, a chance de nós querermos investir será muito maior”, declara.
Acompanhar a movimentação do mercado
Por último, os sócios Mêne e Portella destacam que é importante ficar de olho nas movimentações do mercado, principalmente nas divulgações das aceleradoras. Elas são as instituições que apoiam os empreendedores na fase inicial de formação de uma startup, que no mercado é conhecida como “fase embrionária” da empresa.
Assim, entender o que os investidores buscam facilita na hora de elaborar um bom pitch, além de planejar as estratégias de negócios para entrada no mercado com um product market já está testado e validado e um CAC (Custo de Aquisição de Cliente) aceitável para a sustentabilidade do negócio nos primeiros meses de operação.
Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!