Intuitive Machines realiza pouso lunar histórico dos EUA após 51 anos

Empresa supera desafios técnicos em sucesso lunar, marcando avanço na exploração espacial privada e programa Artemis da NASA

Author Photo
3:53 pm - 23 de fevereiro de 2024
Intuitive Machines

A Intuitive Machines, sediada em Houston, atingiu um feito notável ao conduzir o primeiro pouso lunar bem-sucedido dos Estados Unidos em mais de cinco décadas – desde a última missão da Apollo, em 1972. Embora o pouso tenha sido considerado um sucesso, ele não ficou isento de desafios técnicos. Ainda assim, esse marco histórico representou não apenas um avanço na exploração espacial privada, mas também um progresso significativo no plano da NASA de retornar astronautas à Lua por meio do programa Artemis.

Após uma semana de viagem tranquila desde o lançamento do foguete Falcon 9 da SpaceX, a espaçonave da Intuitive Machines pousou com aparente sucesso perto do polo sul da Lua. No entanto, momentos de tensão surgiram quando os lasers que determinariam a altitude e a velocidade horizontal para um pouso suave não funcionaram.

Leia mais: Espaçonave privada se prepara para o primeiro pouso lunar dos EUA desde 1972

Apesar dos desafios, os controladores em terra superaram obstáculos ao ordenar uma órbita adicional e aplicar um patch de software, utilizando o sistema Lidar Doppler da NASA, conforme revelado por Prasun Desai, administrador adjunto da diretoria de missões de tecnologia espacial da NASA.

Desai explicou que inicialmente não estava nos planos utilizar o sistema de Lidar Doppler durante o pouso lunar. No entanto, diante das circunstâncias, ele enfatizou que o sistema se tornou crucial para fornecer as informações necessárias para garantir o pouso seguro da espaçonave.

A missão bem-sucedida do módulo de pouso Nova-C, desenvolvido pela Intuitive Machines, marca a primeira vez que uma espaçonave comercial atinge a Lua. Isso confirma o investimento significativo da NASA em parcerias com o setor privado, como parte do programa Commercial Lunar Payload Services (CLPS), que visa transportar experimentos científicos e carga para a Lua. Sob esse programa, a Intuitive Machines recebeu um contrato de US$ 118 milhões para transportar seis instrumentos à superfície lunar, impulsionando os esforços da NASA em preparar futuras missões, incluindo o retorno de astronautas à Lua sob o programa Artemis.

Lori Glaze, Diretora da Divisão de Ciências Planetárias da NASA, contou ao Washington Post que o polo sul da lua tem sido “intrigante há muito tempo, em parte porque as rochas são realmente antigas”. “Acreditamos que elas tenham pelo menos 3,85 bilhões de anos, o que remonta aos primeiros dias da lua. Obter informações sobre essas rochas eventualmente nos permitirá saber mais sobre a história da lua. E então, conhecendo essa história, ela nos diz mais sobre a história da Terra”, disse.

Enquanto os Estados Unidos celebram o retorno bem-sucedido à Lua, a notícia destaca a importância internacional da exploração lunar, com nações como China, Japão e Índia também demonstrando interesse no feito. A China planeja enviar astronautas à Lua até 2030 e construir uma estação de pesquisa lá. No último mês, o Japão se tornou o quinto país a pousar na Lua, enquanto a Índia realizou um pouso lunar em 2023.

Sob o programa Artemis, a NASA busca estabelecer uma presença duradoura no polo sul lunar, iniciativa abraçada pela administração Biden após ser introduzida durante o governo Trump. Contudo, a agência enfrenta atrasos técnicos, adiando as próximas missões, incluindo Artemis II, que levará quatro astronautas em setembro de 2025, e Artemis III, adiado para o final de 2026. Preocupações surgiram sobre a eficácia do escudo térmico da cápsula Orion e atrasos no desenvolvimento de trajes espaciais e da espaçonave Starship da SpaceX, selecionada para transportar astronautas à lua.

*Com informações do Washington Post

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!

Author Photo
Redação

A redação contempla textos de caráter informativo produzidos pela equipe de jornalistas do IT Forum.

Author Photo

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.