Espaçonave privada se prepara para o primeiro pouso lunar dos EUA desde 1972

Fabricada pela empresa Intuitive Machines, a sonda Odysseus pode se tornar a primeira espaçonave privada a pousar na Lua com sucesso

Author Photo
4:30 pm - 22 de fevereiro de 2024
Espaçonave pouso lunar

Em um ano movimentado para exploração lunar, outra missão se prepara para alcançar o satélite natural da Terra. A IM-1, a primeira missão da Intuitive Machines, sediada em Houston (Estados Unidos), está programada para tentar um pouso lunar às 18h24 desta quinta-feira (22), buscando ser a primeira incursão privada bem-sucedida na lua – originalmente, o horário previsto era 19h49. 

A missão está sendo realizada sob um contrato de US $ 118 milhões com a NASA, que está pagando à empresa para entregar seis cargas científicas e tecnológicas à lua. Como a agência espacial antecipa eventualmente o pouso de várias espaçonaves próximas umas das outras, ela deseja entender melhor quais efeitos os pousos têm na superfície e no ambiente lunar. 

Leia mais: HPE envia computador de alto desempenho para Estação Espacial Internacional 

Ao contrário do programa Apollo, que enviou astronautas para as regiões equatoriais da lua, esse programa tem como objetivo pousar no polo sul lunar, uma região inexplorada. O local de pouso de Odysseus fica nessa área, perto de uma cratera chamada Malapert A, nomeada em homenagem a um astrônomo belga do século XVII. 

O pouso é um desafio. No mês passado, outra empresa espacial comercial, a Astrobotic, tentou, mas falhou em alcançar a lua quando sua espaçonave teve um problema no motor, resultando em um vazamento de combustível.  

Se bem-sucedida, seria o primeiro veículo comercial a pousar na superfície lunar e a primeira espaçonave americana desde o Apollo 17 em 1972. A cobertura ao vivo será transmitida pela NASA TV a partir das 17h. 

*Com informações da ABC News

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias! 

Author Photo
Redação

A redação contempla textos de caráter informativo produzidos pela equipe de jornalistas do IT Forum.

Author Photo

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.