Inteligência artificial apoia trabalho de médicos na Unimed-BH

Tecnologia é usada na autorização de procedimentos médicos. Projeto foi vencedor do prêmio As 100+ Inovadoras no Uso de TI na categoria Saúde

Author Photo
1:54 pm - 16 de outubro de 2019

A Unimed-BH orgulha-se ao dizer que inovação faz parte da sua cultura. A empresa acredita que para manter a sua trajetória de evolução é fundamental criar soluções que geram valor, conhecimento e sustentabilidade para o seu negócio. Tudo isso para cuidar melhor das pessoas. E assim tem sido nos últimos anos, garante Ezequiel Ribeiro da Silva, superintendente de Tecnologia da Informação da Unimed-BH. “Buscamos sempre gerar qualidade e experiência diferenciada para os nossos clientes em tudo o que fazemos”, garante o executivo.

Em linha com essa busca constante pela inovação, a Unimed-BH colocou em prática um projeto que levou inteligência artificial (AI) para o processo de autorização de procedimentos médicos. Pela iniciativa, a Unimed-BH ganhou o prêmio As 100+ Inovadoras no Uso de TI na categoria Saúde. O prêmio é concedido anualmente pela IT Mídia em parceria com a PwC.

Silva conta que anualmente a Unimed-BH recebe mais de 380 mil solicitações de autorização de exame médicos em sua estrutura. No cenário anterior à AI, a empresa verificou que em alguns momentos pedidos mais complexos consumiam mais tempo do que o esperado, uma vez que as análises tinham de passar sempre por um médico.

“Entendemos, então, que para alguns conjuntos de autorizações, o modelo de AI poderia assumir a aprovação. Se o médico por padrão já faz a autorização por que teríamos de esperar x dias, comprometendo a qualidade da experiência do cliente, sendo que por padrão faríamos?”, justifica o executivo.

A tecnologia chegou para promover melhorias no processo ao automatizar o trabalho com uso de inteligência artificial. Para isso, um algoritmo foi criado para calcular o score de probabilidade de autorização. Esse algoritmo preditivo é composto por quase mil funcionalidades que, por meio da técnica Gradient Boosting (árvore de decisão), permite calcular um score de probabilidade de autorização para exames e cirurgias solicitados pelos clientes.

Na sequência, o algoritmo foi integrado ao sistema de gestão da Unimed-BH, de forma que as tomadas de decisão por aprendizado de máquina fossem realizadas em tempo real a cada solicitação processada. As permissões que não são liberadas automaticamente são encaminhadas para os médicos auditores, mas, ainda assim, o algoritmo aprende a decisão em um processo cíclico.

Colaboração

Silva revela que a Unimed-BH tem como premissa o modelo de colaboração externa para acelerar suas inovações. Para o projeto de AI, optou-se por realizar uma parceria com a Kunumi, startup de inteligência artificial, que desenvolveu esse projeto, baseando-se na análise de uma extensa base de dados (em torno de 2,5 milhões de transações) com informações sobre prontuários, autorizações de exames e outros procedimentos dos planos de saúde.

O projeto completou um ano de operação em outubro de 2019 e já soma resultados significativos. “Conquistamos mais assertividade e aumento das taxas de autorização de 40%. Fora isso, também aceleramos as aprovações. Se antes, elas consumiam até semanas, agora são realizadas em média em um minuto e meio”, destacou o executivo.

Outros benefícios incluem: otimização de recursos humanos, fazendo com que a equipe médica consiga avaliar com mais tempo guias de maior complexidade, agilidade no atendimento, aumento da satisfação do médico e eficiência administrativa.

Evolução

O superintendente de Tecnologia da Informação da Unimed-BH indica que o algoritmo segue em constante evolução e a ideia é ampliar o uso de AI internamente. Segundo ele, esse dinamismo e associado às mudanças nas regras de negócio é endereçado por meio do monitoramento constante para que a descoberta de oportunidades permita manter a precisão do algoritmo no nível adequado.

O foco agora, diz ele, está no treinamento de talentos internos para que eles estejam preparados para fases futuras de uso da AI na Unimed-BH. “Queremos formar cientistas de dados para que nosso grupo seja fortalecido”, finaliza.

Finalistas do prêmio As 100+ Inovadoras no Uso de TI na categoria Saúde (Hospitais, Clínicas etc)

1º Unimed-BH – Ezequiel Ribeiro da Silva, superintendente de Tecnologia da Informação

2º Grupo Pardini – Irilda Costa, coordenadora de Produtos e Inovação

3º Hospital Sírio-Libanês – Ailton Brandão, CIO

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.