Iniciativa liderada pela Abinfer doa EPIs para profissionais de saúde

Iniciativa conta com 20 instituições participantes; objetivo é abastecer hospitais no combate à Covid-19 com face shields

Author Photo
10:34 am - 06 de maio de 2020
abinfer abinfer

A demanda por equipamentos de proteção aos profissionais de saúde foi o principal motivo para a criação de um movimento de 20 instituições engajadas na produção de máscaras do tipo “face shield” para hospitais de todo o Brasil. Liderada pela Associação Brasileira da Indústria de Ferramentais (Abinfer), a iniciativa conta com indústrias e entidades acadêmicas do estado de São Paulo, como o Centro Universitário FEI e a Universidade do Vale do Paraíba (UniVap).

Até agora, o grupo já produziu e doou mais de 260 mil máscaras para hospitais e unidades de saúde de estados como São Paulo, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Paraná, Santa Catarina, Goiás e Amazonas. A meta é chegar à confecção de 1 milhão de peças e, para isso, cada parceiro tem uma função crucial na fabricação. A Printi, gráfica online e uma das empresas que aderiram ao movimento recentemente, promete aumentar em 10 vezes a produção por meio do corte das placas de PVC utilizadas na fabricação, por exemplo.

Segundo Christian Dihlmann, presidente da Abinfer, “são produzidas cerca de 10 mil máscaras por dia e a participação das empresas e universidades neste movimento é muito importante para que o objetivo seja alcançado e, os profissionais da saúde de todo o País, protegidos”. De acordo com o executivo, “o grupo também está arrecadando doações de materiais que servem de matéria-prima para a produção das máscaras, como o próprio PVC”.

No processo produtivo das face shields, o molde fica por conta da Usifer, enquanto Panasonic, Teknia e Pecval fornecem a resina. A Poloni cuida da injeção, ao mesmo tempo em que Autimax, JVS, Unimaq, FEI e UniVap produzem as chapas transparentes. As universidades são responsáveis também pelo corte das chapas, junto com a SRT e a Printi, que destinou uma parte da operação só para este trabalho. Genec e Emax provêm os elásticos, e embalagens vêm da Comfitas, Fina Estética, Slotter, Tanby e Tarzia. O transporte é realizado pela Sier.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.