IBM e Apple selam parceria para mercado corporativo

Author Photo
11:29 am - 16 de julho de 2014
IBM e Apple selam parceria para mercado corporativo
A Apple e a IBM anunciaram na última terça-feira uma parceria para acelerar o desenvolvimento de grandes projetos de mobilidade para o mercado corporativo. Na prática, de acordo com as empresas, a IBM irá impulsionar o hardware da fabricante com uma série de soluções em software e serviço, com uma empresa complementando a oferta da outra a fim de oferecer projetos mais completos.

Entre eles, está o desenvolvimento de mais de 100 aplicações corporativas incluindo apps nativos para o iPhone e iPad. Serviços de nuvem otimizados para o sistema operacional iOS, incluindo gestão de dispositivos móveis (MDM), segurança e analytics também estão no pacote. Um novo suporte e serviço da Apple será oferecido especialmente para os clientes corporativos da união, além de pacotes especiais.

E apesar de ser conhecida como uma companhia ligada ao mercado de consumo, sua presença no mercado corporativo é considerável – até pela própria escolha dos executivos no sistema BYOD. Tim Cook, CEO da Apple, frisou que os aparelhos estão presentes em 98% das empresas da lista Fortune 500. “Pela primeira vez, estamos colocando o analytics e big data da IBM na ponta dos dedos do usuário do iOS, o que abre uma imensa oportunidade de mercado para Apple”, afirmou em comunicado conjunto.

Apesar do grande alarde da união, as duas empresas já eram parceiras de longa data, inclusive no Brasil. Entre seus clientes estão a Camisaria Colombo e a Natura, que desenvolveram projetos específicos com os devices da empresa. “Fizemos no ano passado nosso projeto para força de vendas diretamente com a Apple, que tem uma pessoa aqui no Brasil ligada ao mercado corporativo. A diferença é que os iPhones foram adquiridos dentro de nosso plano com a operadora e os iPads foram distribuídos já com a IBM”, explicou o CIO da Natura, Agenor Leão.

Ele esclarece, contudo, que os softwares e soluções dentro desse projeto foram criadas por um outro parceiro, terceiro, que incluem recursos de ponta como uso de biometria, scanner para pedidos, entre outros. “Certamente uma parceria dessa facilitaria muito a criação de nosso projeto. E até abre novas possibilidades para nós, que já temos isso implantado. Temos uma grande preocupação com suporte de campo e servisse desk, por exemplo”, menciona. Além disso, ele se anima com a possibilidade futura de ter os aparelhos como serviço.

O CIO da Mondelez, Carlos Buss, também já avaliou a Apple para a força de vendas, mas acabou optando pelo Android pela flexibilidade de aparelhos e custo. Ainda assim, concorda que a parceria pode ter sido um grande acerto das empresas. “Pessoalmente, acho a navegabilidade e facilidade de consumo da plataforma Apple fantásticos, e acredito que esta parceria com a IBM pode viabilizar e acelerar a entrada da apple no mundo corporativo”, opina.

Ele chama atenção para o fato de a Apple já ter uma penetração importante no mundo corporativo, até mesmo por BYOD ou informal. “E à medida que avançamos na era digital, com forte digitalização dos nossos processos de negócios através de cloud, social, mobile e big data, sem dúvidas a Apple terá uma oportunidade relevante”, conclui.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.