Honda produz 1 milhão de automóveis no Brasil com energia eólica

Divisão de energia da Honda inaugurada em 2014 no RS é passo para uso de energia renovável na produção global de automóveis da marca

Author Photo
11:43 am - 25 de março de 2024
Parque eólico da Honda Energy no RS. Foto: Divulgação

A fabricante japonesa de veículos automotores Honda anunciou essa semana que atingiu a marca de um milhão de automóveis da marca produzidos com energia elétrica gerada em parques eólicos. A Honda Energy, como é chamada a divisão de energia limpa da empresa, supre a demanda elétrica tanto das fábricas no interior de São Paulo como do escritório administrativo na capital paulista.

A Honda Energy, empresa que faz a gestão do parque eólico da Honda, faz uma década em operação em 2024. Por meio do Sistema Interligado Nacional, a estrutura que fica em Xangri-lá, litoral do Rio Grande do Sul, alimenta as estruturas fabris da marca.

Segundo a Honda, o investimento é uma forma de reduzir o impacto ambiental de suas atividades e descarbonizar a produção. O objetivo da Honda mundialmente é atingir a neutralidade de carbono em produtos e atividades corporativas até 2050.

Leia também: Natura lança desafio para startups sobre compensação de carbono

“Há quase dez anos, a operação da Honda Energy tem obtido bons resultados e é um dos principais ativos de sustentabilidade da marca no Brasil, representando nosso compromisso com a inovação e o cuidado com meio ambiente”, disse Otavio Mizikami, presidente da Honda Energy e vice-presidente industrial da Honda Automóveis, durante cerimônia realizada na estrutura no Rio Grande do Sul.

Honda net-zero

“Há dez anos, iniciamos uma transição energética para fontes de energia limpa e nossa equipe está motivada para continuar liderando o caminho rumo a um futuro melhor para as próximas gerações”, diz Mizikami.

O empreendimento da Honda conta com dez aerogeradores, o que significa uma capacidade instalada de 31,7 MW de geração. Desde o início da operação, diz a Honda Energy, 47 mil toneladas de CO2 deixaram de ser emitidas na atmosfera, e foram gerados 720 mil MWh de energia, equivalente ao consumo de quase 35 mil residências em de dez anos.

A energia gerada é enviada para a Subestação Atlântida, conectada ao Sistema Interligado Nacional. Isso permite intercâmbio de energia elétrica entre as regiões brasileiras.

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias! 

Author Photo
Redação

A redação contempla textos de caráter informativo produzidos pela equipe de jornalistas do IT Forum.

Author Photo

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.