Natura lança desafio para startups sobre compensação de carbono

Terceira edição do Natura Startups busca soluções para desafio da descarbonização das economias. Cinco startups serão selecionadas

Author Photo
12:30 pm - 21 de março de 2024
Natura Imagem: Shutterstock

A Natura lançou, durante participação no SXSW em Austin, nos EUA, na semana passada, a terceira edição do Natura Innovation Challenge. O desafio selecionará até cinco startups do mercado global, incluindo de países da América Latina, Estados Unidos e Europa, que apresentarem soluções potenciais para compensação de carbono.

O desafio está em linha com o Natura Startups, programa de aceleração de startups da marca que em 2024 busca soluções inovadoras tendo como temática central a compensação de carbono. As inscrições já estão abertas e serão seguidas de um processo seletivo, que inclui análise e seleção, apresentação de pitch, diagnóstico, prova de conceito, mentoria individual e coletiva, além de acompanhamento ao longo do programa.

Leia também: Fundos vão retomar investimentos em inovação em 2024, diz Wayra Brasil

Ao final, as startups terão a oportunidade de apresentar os resultados em um Demoday.

“Queremos construir, junto das startups, soluções inovadoras para o desenvolvimento de projetos de carbono, prioritariamente a partir da atuação com comunidades agroextrativistas na Amazônia, gerando negócios regenerativos com impacto social e ambiental”, explica Maria Eduarda Sá Cavalcanti, diretora de novos negócios e Open Innovation da Natura &Co América Latina.

Histórico de desafios

É a terceira edição do desafio. Em 2019, o Natura Innovation Challenge – Zero Waste Packaging buscou soluções para combater a geração de resíduos e a poluição por plástico. A iniciativa reuniu empreendedores de perfis variados, como startups, pesquisadores, universidades e empresas de 35 países.

Foram analisadas mais de 570 soluções com potencial de repensar embalagens, modelos logísticos e de negócios, tendo como propósito eliminar resíduos. Por conta do alcance global, o desafio se tornou o maior chamado de inovação aberta da história da Natura.

Duas das três startups aceleradas evoluíram para o co-desenvolvimento de soluções com a companhia, a partir de provas de conceito.

Em 2022, na segunda edição, o tema foi Bem-Estar. A proposta foi encontrar startups em estágio inicial que atuassem no segmento de bem-estar e saúde mental para mulheres. O programa acelerou três startups brasileiras do setor.

As inscrições podem ser feitas no site do Natura Innovation Challenge.

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias! 

Author Photo
Redação

A redação contempla textos de caráter informativo produzidos pela equipe de jornalistas do IT Forum.

Author Photo

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.