Governo pode retomar modelo de tomadas de dois pinos

Padrão de três pinos se tornou obrigatório em 2011, e em menos de dez anos pode ser substituído pelo anterior

Author Photo
2:01 pm - 29 de janeiro de 2020

Segundo noticiado pelo Jornal da USP, o presidente Jair Bolsonaro pode acabar com o padrão de tomadas de três pinos/plugues. O plano seria voltar ao padrão anterior de dois pinos, mas os riscos vêm sendo discutidos.

O padrão de tomadas de três pinos foi definido pelo Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia) em 2000 e se tornou obrigatório em 2011. Em um curto intervalo de tempo, uma nova mudança pode ser prejudicial para instalações e produtos já adaptados.

Segundo o Inmetro, o padrão de três pinos garante mais segurança por causa do formato de aterramento. “É um condutor que não deve ser usado para alimentação da carga, mas ele é usado para a segurança”, explica o professor Josemir Coelho Santos, do Departamento de Engenharia de Energia e Automação Elétricas da Escola Politécnica da USP.

Os países adotam os projetos de tomada de acordo com decisões internas, explica o professor. Desta forma, não existe um modelo padrão mundial. Atualmente, existem mais de 100 modelos diferentes; o do Brasil é exclusivo daqui.

Por outro lado, há uma série de normas e requisitos que as tomadas precisam seguir. “O desenho que é escolhido pelos países atende requisitos de norma, e não o desenho da tomada”, afirma Josemir.

O professor acredita que a medida, neste momento, “não vai contribuir para a segurança e o uso da energia elétrica nas instalações”.

A medida vem sendo discutida desde o último ano. Para a Abinee (Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica), a possibilidade “representa um retrocesso na prevenção de acidentes”.

Com informações de: Jornal da USP, Olhar Digital.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.