Mais lidas
1

Inovação

Petz avança jornada omnichannel com APIs de geolocalização

2

CIO

Gigantes brasileiras em expansão digital impõem desafios aos CIOs

3

Liderança

João Bortone assume Lenovo ISG para a América Latina

Inscreva-se na nossa Newsletter

Fique ligado!

Obtenha os mais recentes artigos e atualizações de tecnologia que você precisa saber, você ainda receberá recomendações especiais semanais.

News

E-mail Cadastrado com sucesso! 😄

IT Forum
Fóruns
Notícias
Colunas
Estudos
Vídeos
Podcasts
HIT - Materiais Gratuitos
Newsletter IT Mídia
IT Mídia

3 momentos
no ano

Visite o site
post

IT Forum Ibirapuera

Redescoberta Criativa no maior parque do Brasil.
post

IT Forum Trancoso

Saiba tudo sobre liderança no mercado de TI
post

IT Forum Itaqui

Saiba tudo sobre liderança no mercado de TI

Edições anteriores

Veja todas as edições
(Em breve)

TODAS

Mais recentes

As últimas no IT Fórum

CATEGORIAS
Especiais

Especiais

Artigos exclusivos
produzidos pelo IT Fórum

Liderança

Liderança

Saiba tudo sobre liderança
no mercado de TI

Carreira

Carreira

Notícias para impulsionar
sua carreira

Negócios

Negócios

Grandes empresas,
startups, franquias e mais

Tendências

Tendências

Descubra o que está em
alta em TI

DA REDE

ComputerWorld

O porta-voz do mercado de
tecnologia.

CIO

Gestão, estratégias e
negócios em TI.

Estudos

Estudos destinados a TI e ao mercado

Executivo de TI

CIOs e executivos da indústria de TI que tiveram iniciativas
de destaque.

Antes da TI

Pesquisa com objetivo de
ajudar na tomada de decisões em TI.

As 100+ Inovadoras

Inovação nas maiores empresas do país.

Página de estudos

Veja todos os estudos

IT Forum
  • Home
  • Fóruns
  • 3 momentos
    no ano

    Visite o site
    post

    IT Forum Ibirapuera

    post

    IT Forum Trancoso

    post

    IT Forum Itaqui

  • Notícias
    • Especiais Especiais
    • Liderança Liderança
    • Carreira Carreira
    • Negócios Negócios
    • Tendências Tendências
    • Ver todas as Mais recentes
    • Brandchannels
    • Brandspaces
  • Colunas
  • Estudos
  • Estudos destinados a TI e ao mercado
    • Executivo de TI
    • Antes da TI
    • As 100+ Inovadoras
  • Vídeos
  • Podcasts
  • HiT - Materiais Gratuitos
  • Anuncie
    Envie Seu Release
    Fale Conosco
    Revistas
    Newsletter
    IT Forum IT Forum IT Forum IT Forum
X
  • Home >  
  • Notícias

Google emprega assistente virtual no combate ao assédio e violência de gênero

Iniciativa “Não Fale Assim Comigo” trará reações do Google Assistente quando alvo de agressões misóginas, homofóbicas, racistas ou de sexo explícito

Rafael Romer
18:05 pm - 03 de maio de 2022
Imagem: Divulgação/Google

Como parte de uma iniciativa de combate ao assédio e violência de gênero, o Google anunciou um novo posicionamento para seu assistente virtual que tem como objetivo desestimular interações agressivas entre usuários e o produto de voz da empresa. A iniciativa, apelidada de “Não fale assim comigo”, é parte de uma ação global, iniciada nos Estados Unidos, mas que já começou a ser implantada no Brasil.

A partir de agora, o assistente virtual do Google terá uma nova abordagem quando for ativado por comandos de voz que contenham agressões de conteúdo misógino, homofóbico, racista ou de sexo explícito. Até então, o assistente não se engajava com esse tipo de ofensa, informando apenas que “não entendeu” a fala do usuário.

A partir de agora, o Google Assistente pedirá que o usuário não empregue esses termos, expressões ofensivas ou agressões nas interações com o produto. Segundo Maia Mau, líder de Marketing do Google Assistente para a América Latina, a ação busca um papel educativo e de responsabilidade social, mostrando às pessoas que condutas abusivas não podem ser toleradas em nenhum ambiente.

Leia também: Brasileiros passam em média 91 horas semanais na internet

Na prática, o Assistente, em caso de ofensa explícita – como uso de palavrões, ou expressões de conteúdo misógino, homofóbico, racista ou de sexo explícito –, poderá responder de forma instrutiva, usando frases como: “O respeito é fundamental em todas as relações, inclusive na nossa”; ou mesmo repelir esse tipo de comportamento, respondendo: “Não fale assim comigo”.

Mensagens que não são explicitamente ofensivas, mas que representam condutas que seriam consideradas inapropriadas no mundo real, como de cunho sexual, também passam a ser respondidas de forma diferente. Um exemplo é quando um usuário pergunta ao Assistente se quer “namorar” ou “casar” com ele. Neste caso, a voz do Google poderá dar um “fora” de um jeito bem-humorado, ou alertar sobre o incômodo trazido pelo comentário.

O Brasil é hoje o terceiro maior mercado da companhia em termos de engajamento com o Google Assistente. Nos últimos dois anos, as interações de brasileiros com o produto cresceram duas vezes. No País, a atualização das respostas passou por um processo de revisão e adaptação liderado pelo time local de Personalidade do Assistente. O objetivo foi avaliar o sentido que determinadas palavras ou expressões podem transmitir no contexto brasileiro.

O trabalho contou com a contribuição de grupos representativos formados por colaboradores do Google no Brasil – como o de Mulheres e o de Diversidade –, que ajudaram a identificar termos que são considerados ofensivos dentro de diferentes comunidades, ou remetem a preconceitos culturais. Esses grupos também contribuíram para a construção de respostas que pudessem ser mais apropriadas para cada situação.

No lançamento do recurso, serão mais de 200 termos incluídos no novo modelo de interação do Google Assistente. A expectativa, no entanto, é que o projeto siga evoluindo. “É um esforço coletivo e contínuo. A gente sabe que a sociedade evolui, a linguagem evolui e a gente tem sempre que acompanhar isso. Esse é um primeiro lançamento que a gente fez, do primeiro corpo de palavras e agressões, mas estamos continuamente revisando para tornar o Assistente cada vez útil, diverso e inclusivo”, disse Maia Mau.

Mulheres são o principal alvo

O Google diferencia as duas vozes disponíveis no Brasil através de cores: a voz “vermelha”, que soa como feminina, e a “laranja”, de tom masculino – essa segunda, lançada no ano passado. Nos dados de interações analisados pela companhia, a voz “vermelha” é aquela alvo da maior parte das interações abusivas.

De acordo com a empresa, cerca de 2% das interações com o Google Assistente são de mensagens que utilizam termos abusivos ou inapropriados. Um a cada seis insultos são direcionados às mulheres, seja por expressões de conteúdo misógeno ou de assédio sexual.Na voz vermelha, comentários ou perguntas sobre a aparência física (ex.: “Você é bonita?”) são quase duas vezes mais comuns do que na voz laranja.

A voz com tom ‘masculino’, por sua vez, recebe um grande número de comentários homofóbicos – quase uma a cada dez ofensas registradas.

Respostas instigam buscas por informações

O projeto que chega agora à versão em português brasileiro do Google Assistente nasceu em 2019 e começou a ser implantado no ano passado nos Estados Unidos. Estrategista de conteúdo do time de Personalidade do Google Assistente, Arpita Kumar, ressaltou que um dos resultados positivos da iniciativa é promover a busca por informações e a educação dos usuários.

Ao longo dos testes, foi observado um crescimento de 6% de tréplicas positivas em interações com o Assistente; ou seja, pessoas que, após receberem respostas mais incisivas contra ofensas, passaram a pedir desculpas ou perguntar “por quê”?

“As tréplicas positivas foram também um grande sinal de que as pessoas queriam entender melhor por que o Assistente estava afastando determinados tipos de conversa. As sequências dessas conversas tornaram-se portas de entrada para se aprofundar em temas como consentimento”, ressaltou a executiva.

Tags:
assédio
ESG
Google Assistente
machismo
Em alta

Inovação

Petz avança jornada omnichannel com APIs de geolocalização
Em alta

CIO

Gigantes brasileiras em expansão digital impõem desafios aos CIOs
Em alta

Liderança

João Bortone assume Lenovo ISG para a América Latina
Load more
IT Forum

FÓRUNS

Todos os FórunsIT Forum IbirapueraIT Forum TrancosoIT Forum Itaqui

NOTÍCIAS

Mais recentesLiderançaCarreiraNegóciosTendências

COLUNAS

ESTUDOS

Executivo de TIAntes da TIAs 100+ Inovadoras

VÍDEOS

PODCASTS

HIT

Anuncie
Envie Seu Release
Fale Conosco
Revistas
Newsletter
IT Forum
Política de PrivacidadeTermos de Uso

© Copyright IT MÍDIA - Todos os direitos reservados

Política de PrivacidadeTermos de Uso

© Copyright IT MÍDIA - Todos os direitos reservados