GM usa supercomputadores e IA para criar design de novo automóvel

Tecnologia permitiu reduzir tempo de gestão de um veículo pela metade e influenciar no preço final do produto

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10:15 am - 07 de setembro de 2022
Chevrolet Montana 2023

A GM adotou supercomputadores e inteligência artificial, entre outras ferramentas, para projetar o conceito e o design de um automóvel inédito, a Nova Montana, que chega às concessionárias em 2023. Com os recursos tecnológicos foi possível realizar milhares de simulações fundamentais para criação do carro.

Segundo a empresa, o desenvolvimento virtual permite reduzir o tempo de gestação de um veículo quase pela metade, agregando ganhos de qualidade, segurança e eficiência.

“Mesmo antes de produzir os primeiros protótipos físicos do veículo, já simulamos mais de 15 milhões de quilômetros rodados e mais de 15 mil testes multidisciplinares com o auxílio desses supercomputadores”, explica Suzimara Ducatti, especialista em simulações virtuais na GM América do Sul.

Suzimara indica que o segredo do uso apropriado de supercomputadores e software de inteligência artificial está na experiência e na forma como os engenheiros da GM inserem e analisam os dados. Estrutura, aerodinâmica e dinâmica veicular são algumas das disciplinas presentes no desenvolvimento virtual, assim como simulações eletrônicas, de desempenho térmico e de radiofrequência.

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No caso do novo veículo, que é caracterizado por linhas esportivas e porte de picape médio-compacta, o design se apoiou ainda em pesquisas de inteligência de mercado que identificaram características valorizadas por consumidores, como conforto, robustez e versatilidade.

Segundo a GM, cada peça, sistema e, depois, o veículo como um todo são trabalhados virtualmente até o máximo grau de otimização, seja de performance ou peso em um centro de processamento de dados da própria montadora.

Na visão de Suzimara, ferramentas virtuais também otimizam os custos totais de desenvolvimento do veículo, podendo afetar o preço final de mercado. “Essa redução permite incluirmos muito mais tecnologias ao veículo sem necessariamente ter que posicioná-lo num degrau de preço acima. Este é outro benefício desta tecnologia para o consumidor”, destaca Suzimara.

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