Fundo de venture da TOTVS, iDEXO investe R$ 12 milhões em agtech
Cromai recebeu aporte para ampliar solução para novas culturas agrícolas. Empresa usa IA para identificar e tratar ervas daninhas
O fundo de corporate venture capital da TOTVS gerido pela Citrino Ventures – chamado de CV iDEXO – anunciou essa semana um investimento de R$ 12 milhões na Cromai, startup voltada para o agronegócio (agtech). Fundada em 2017, a startup promete uma solução que usa inteligência artificial (IA) para identificar plantas daninhas no campo.
O aporte foi realizado pelo fundo da TOTVS por meio de uma rodada de investimentos série A. O iDEXO é um hub de inovação aberta lançado pela TOTVS em 2017. Tem o papel de mapear, viabilizar e acompanhar ações e relacionamentos estabelecidos entre a empresa e startups.
A Cromai usa IA para gerar dados do campo e embasar a tomada de decisão dos produtores. A inteligência artificial da empresa analisa um banco com mais de 90 milhões de imagens categorizadas por tipos de plantas daninhas, em diferentes estágios da cultura, de plantações de cana-de-açúcar e soja.
Leia também: Google: CEO reconhece problemas com Gemini e promete correções
“A Cromai vem se destacando no mercado em um momento em que o setor do agronegócio investe cada vez mais em tecnologias para aumentar sua produtividade e eficiência. A empresa possui em sua lista de clientes grandes de grupos do setor sucroalcooleiro e está expandindo suas aplicações para o setor da soja, onde já conquistou clientes notáveis”, diz em comunicado Felipe Fornaziere, general partner da Citrino Ventures.
Segundo a empresa, a solução da Cromai permite que o produtor insira imagens da própria plantação e, a partir da análise da IA, obtenha identificação do tipo de planta daninha. Também que defensivos e em que quantidade serão necessários para o controle, trazendo maior eficiência e redução de custos.
“Estamos em um momento de forte crescimento e esse novo aporte possibilitará alcançarmos números expressivos no mercado de cana e, também, a ampliação do nosso portfólio, para atendermos dois novos mercados muito importantes, algodão e milho, complementando nossa atuação em soja”, afirma Guilherme Castro, CEO da Cromai.
Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!