Google: CEO reconhece problemas com Gemini e promete correções

Polêmica do Gemini veio após sua suspensão devido a imagens ofensivas para alguns usuários, levando Sundar Pichai a se retratar publicamente

Author Photo
12:30 pm - 29 de fevereiro de 2024
google, gemini

O CEO do Google, Sundar Pichai, recentemente enfrentou uma série de controvérsias relacionadas à ferramenta de inteligência artificial (IA) da empresa, conhecida como Gemini. Em um comunicado divulgado na última terça-feira (27), Pichai descreveu as respostas problemáticas do aplicativo em questões de raça como “completamente inaceitáveis” e prometeu implementar mudanças estruturais para resolver o problema.

A controvérsia em torno do Gemini surgiu após a suspensão da ferramenta de criação de imagens da empresa, na semana passada, devido a resultados constrangedores e ofensivos. Em alguns casos, o aplicativo se recusou a retratar pessoas brancas ou inseriu imagens de mulheres ou pessoas racializadas em contextos inadequados, como na representação de nazistas ou do Papa.

Leia mais: Softwares com IA fake: como profissionais de TI podem desmascarar impostores?

Em uma declaração à imprensa, Pichai afirmou que “algumas das respostas do Gemini têm ofendido nossos usuários e mostraram viés”, destacando que tais ações são inaceitáveis. Ele também mencionou que a equipe do Google tem trabalhado incansavelmente para abordar essas questões e já observou melhorias significativas em várias áreas.

“Nenhuma IA é perfeita, especialmente nesta fase emergente do desenvolvimento da indústria, mas sabemos que o padrão é alto para nós e continuaremos nesse caminho, não importa quanto tempo leve. E vamos revisar o que aconteceu e garantir que consertemos em escala”, disse Pichai em nota. “Estaremos conduzindo um conjunto claro de ações, incluindo mudanças estruturais, diretrizes de produto atualizadas, processos de lançamento aprimorados, avaliações robustas e testes finais, e recomendações técnicas”.

A controvérsia em torno do Gemini destaca os desafios enfrentados pelas empresas na utilização da IA, especialmente no que diz respeito à mitigação de viés e à garantia de respostas precisas e imparciais. No entanto, para além do problema de viés, isso mostra que o Google enfrenta falhas técnicas no refinamento dos modelos de IA, um desafio comum enfrentado por todas as empresas que desenvolvem produtos de IA para consumidores, não apenas o Google.

*Com informações do Semafor

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!

Tags:
Author Photo
Redação

A redação contempla textos de caráter informativo produzidos pela equipe de jornalistas do IT Forum.

Author Photo

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.