Falhas fazem dinheiro de usuários de Nubank e Picpay “sumir”

Problema estaria na transação de operações por meio da Caixa; Banco nega

Author Photo
7:00 pm - 09 de julho de 2020
caixa falha

O Nubank virou trend topic em redes sociais por conta das reclamações sobre o “sumiço” de dinheiro das contas de usuários do serviço de conta da startup nesta semana. Além da movimentação estranha, alguns usuários também se queixaram do atendimento da fintech brasileira.

O caso aconteceu na última terça-feira (7) e de acordo com a própria fintech, houve um problema na comunicação com o sistema da Caixa Econômica Federal.

Segundo a startup, a Caixa teria informado que “alguns boletos haviam sido creditados com quantias a mais e que seria necessário devolver esses valores”. No entanto, ao notar inconsistências, a empresa suspendeu o estorno e devolveu o dinheiro aos correntistas.

Em razão da confusão, o Nubank divulgou um pedido de desculpas pelos estornos nas contas de clientes. De acordo com a apuração do Estadão, a Caixa Econômica Federal ainda não sabe qual a origem do problema, mas ele pode estar ligado ao pagamento do auxílio emergencial, estabelecido após o início da pandemia.

Confira o comunicado postado pelo banco em sua página no Twitter:

Problemas com auxílio emergencial

Outro problema envolvendo movimentações de dinheiro em carteiras digitais teria impactado cerca de 34 mil transações realizadas pela Caixa. Clientes de serviços como PicPay também relataram o “sumiço” de dinheiro.

Alguns usuários da poupança digital do banco, que é movimentada por meio do aplicativo Caixa Tem apontaram dificuldades na hora de transferir os valores. Nesse segundo caso, o que teria acontecido seria um “timeout”, que é quando uma transação demora mais do que o normal para ser aprovado. Assim, o emissor (Caixa) deveria cancelar a operação, devolvendo os recursos à conta de origem.

Como a operação não foi finalizada a tempo, alguns correntistas ficaram com a impressão de que o dinheiro havia sumido.

Em nota enviada à Folha de S. Paulo, a Caixa Econômica Federal informa que não foram identificadas falhas nos sistemas e que foram processadas mais de 1,6 milhões de transações com o cartão de débito virtual e que processou 6 bilhões de boletos sem incidentes.

A reportagem entrou em contato com a Caixa para mais informações sobre o assunto e deve atualizar o material assim que tiver retorno.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.