Falhas fazem dinheiro de usuários de Nubank e Picpay “sumir”
Problema estaria na transação de operações por meio da Caixa; Banco nega

O Nubank virou trend topic em redes sociais por conta das reclamações sobre o “sumiço” de dinheiro das contas de usuários do serviço de conta da startup nesta semana. Além da movimentação estranha, alguns usuários também se queixaram do atendimento da fintech brasileira.
O caso aconteceu na última terça-feira (7) e de acordo com a própria fintech, houve um problema na comunicação com o sistema da Caixa Econômica Federal.
Segundo a startup, a Caixa teria informado que “alguns boletos haviam sido creditados com quantias a mais e que seria necessário devolver esses valores”. No entanto, ao notar inconsistências, a empresa suspendeu o estorno e devolveu o dinheiro aos correntistas.
Em razão da confusão, o Nubank divulgou um pedido de desculpas pelos estornos nas contas de clientes. De acordo com a apuração do Estadão, a Caixa Econômica Federal ainda não sabe qual a origem do problema, mas ele pode estar ligado ao pagamento do auxílio emergencial, estabelecido após o início da pandemia.
Confira o comunicado postado pelo banco em sua página no Twitter:
A gente quer começar essa thread do jeito que sempre fomos com nossos clientes: transparentes. Então viemos aqui dizer que sim, tá tudo bem com a sua conta e com o Nubank também. (1/5) pic.twitter.com/rvKWshRWHf
— Nubank (@nubank) July 8, 2020
Problemas com auxílio emergencial
Outro problema envolvendo movimentações de dinheiro em carteiras digitais teria impactado cerca de 34 mil transações realizadas pela Caixa. Clientes de serviços como PicPay também relataram o “sumiço” de dinheiro.
Alguns usuários da poupança digital do banco, que é movimentada por meio do aplicativo Caixa Tem apontaram dificuldades na hora de transferir os valores. Nesse segundo caso, o que teria acontecido seria um “timeout”, que é quando uma transação demora mais do que o normal para ser aprovado. Assim, o emissor (Caixa) deveria cancelar a operação, devolvendo os recursos à conta de origem.
Como a operação não foi finalizada a tempo, alguns correntistas ficaram com a impressão de que o dinheiro havia sumido.
Em nota enviada à Folha de S. Paulo, a Caixa Econômica Federal informa que não foram identificadas falhas nos sistemas e que foram processadas mais de 1,6 milhões de transações com o cartão de débito virtual e que processou 6 bilhões de boletos sem incidentes.
A reportagem entrou em contato com a Caixa para mais informações sobre o assunto e deve atualizar o material assim que tiver retorno.