Estudo: no 5G, teles se tornarão provedores estratégicos de nuvem

Pesquisa da IBM indica que metade dos provedores de serviços de comunicação entendem que se tornarão plataformas para ecossistemas de parceiros

Author Photo
9:43 am - 10 de junho de 2021
5G 5G impulsionará infraestrutura de telecomunicações

Para avançar em direção ao 5G e ao edge, as empresas de telecomunicações estão adotando plataformas de nuvem híbrida aberta que permitem escala, mas mantendo o controle da jornada de transformação do negócio e dos seus dados. É o que revela o estudo “O fim dos provedores de serviços de comunicação como conhecemos”, conduzido pela IBM.

De acordo com o levantamento, metade (50%) dos provedores de serviços de comunicação (CSPs) globais entendem que devem se tornar plataformas de nuvem estratégicas combinando um ecossistema de parceiros diverso. Já 45% dos entrevistados na América Latina acreditam que devem se tornar nuvens seguras com IA e automação.

“Uma das principais conclusões obtidas a partir das visões dos executivos destas empresas é que para terem o controle do seu próprio destino, as operadoras precisam mudar seu posicionamento”, destacou Marisol Penante, líder de consultoria e serviços para as indústrias de mídia e telecomunicações na IBM América Latina.

Segundo a IBM, as telcos devem adaptar seu modelo de negócio de provedoras de conectividade e infraestrutura para um modelo de plataforma serviços. “Isso deve levar conta o fato de que a própria infraestrutura de suas redes está se tornando uma plataforma em nuvem híbrida e os serviços de dados, voz e multimídia estão gradativamente sendo migrados para componentes abertos”, complementou a executiva.

Leia mais: A “sagrada” trindade 2.0: trabalho, política e inteligência artificial

Marisol Penante também nota a importância de abraçar uma abordagem de nuvem híbrida aberta, para que obtenham o controle sobre onde instalar partes de sua arquitetura, seja em nuvem pública ou privada. “Esta arquitetura, compatível com o padrão da indústria, promove flexibilidade de implantação e colaboração em todo o setor e fornece suporte para monetizar as vantagens do 5G – incluindo latência reduzida, largura de banda aprimorada e capacidade de rede dedicada que pode melhorar a qualidade do serviço para os clientes”.

O estudo contou com a participação de 500 executivos globais de empresas de telecomunicações de 21 países, incluindo o Brasil e outros países da América Latina. O objetivo sobre os desafios e oportunidades dessas organizações quanto ao ecossistema de 5G e edge computing.

A segurança, por sua vez, é vista como um elemento-chave para a transformação por parte das telcos. Cerca de 60% dos CEOs das empresas pesquisadas apontam o fortalecimento da segurança e da privacidade dos dados como um fator importante para construir a experiência e a confiança do cliente nos próximos 2 a 3 anos, segundo a Pesquisa CEO do IBV 2021.

No entanto, o mapeamento indica uma relutância por parte das telcos em confiar nos webscalers tradicionais e nas nuvens de hyperscalers ao longo dessa jornada de transformação. Cerca de três quartos (74%) dos CSPs de melhor desempenho veem que a parceria com webscalers, incluindo hyperscalers, para Edge computing e 5G, beneficia principalmente os interesses estratégicos dos webscalers.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.