O que está por vir no mercado de chats de colaboração

Crescimento de colaboração em equipe deve continuar em 2019. Teams, da Microsoft, ganha espaço

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8:30 am - 02 de janeiro de 2019
Chats de colaboração

Com a Microsoft alavancando a onipresença de sua suíte Office para empurrar Teams, e o Slack dobrando seu impulso empresarial ainda em evolução, os dois líderes no mercado provavelmente continuarão a tentar se igualar na busca por novos clientes. Ao mesmo tempo, uma série de outras empresas, do Facebook ao Google, Cisco e outros, continuarão a construir suas próprias plataformas de bate-papo.

A consultoria global IDC estima que o mercado de colaboração gere US$ 3,5 bilhões em receitas no próximo ano, acima dos US$ 2,9 bilhões em 2018. Com esse pano de fundo em mente, eis algumas das principais tendências que os analistas esperam ver em 2019 quando se trata de software de colaboração.

Crescimento do Slack

Este deverá ser um ano significativo para o Slack, com as expectativas aumentando para um IPO apoiado pela Goldman Sachs além dos 12 meses já ocupados. A empresa, em 2017, realizou uma série de aquisições que expandem o alcance de sua plataforma e continuou a aumentar sua prontidão corporativa, adicionando vários recursos, como análises aprimoradas, gerenciamento de chaves corporativas e um aplicativo de desktop mais rápido.

Mas o Slack tem mais o que fazer, segundo Raúl Castañón Martínez, analista sênior da 451 Research. “Para o Slack, a prioridade é continuar expandindo sua base de clientes com o Enterprise Grid. Sua base de clientes ainda é muito parecida com a forma como eles começaram, o que é a implantação de equipes dentro de uma organização maior ou com organizações menores”, explica ele.

Dado o interesse da companhia em implantações de larga escala em grandes empresas, “acho que elas ainda não estão onde gostariam de estar”, afirma.

Adicionar canais compartilhados para clientes do Enterprise Grid é uma prioridade, disse Angela Ashenden, analista principal do CCS Insight. Embora o recurso esteja atualmente disponível para o produto principal do Slack, os desafios técnicos atrasaram um lançamento mais amplo até o momento.

“O desafio para o Slack é criar uma história que permita que ela seja suportada em um nível corporativo. Muito disso vai ser em torno da segurança e escalabilidade e como eles lidam com a colaboração entre organizações”, frisa a especialista.

Além disso, ainda há limitações em relação a seus locais de hospedagem na nuvem. “Isso tem de ser uma das grandes coisas para resolver em 2019 se eles querem apoiar empresas. Ainda é apenas para os EUA para hospedagem para o Slack, o que é uma grande limitação para eles”, diz Angela.

Microsoft Teams ganha terreno

Dois anos após sua inauguração, a Microsoft Teams se estabeleceu como um verdadeiro rival do Slack. Nos últimos 12 meses, o Teams substituiu o Skype for Business Online como a ferramenta de comunicação central da Microsoft, e uma versão gratuita já está disponível – um golpe claro no Slack, que teve sucesso sustentado com seu modelo freemium.

O aplicativo agora é usado por 329 mil organizações em todo o mundo, informou a Microsoft durante sua conferência Ignite, em 2018, ante 125 mil no ano anterior. Isso ainda está um pouco atrás das 500 mil organizações promovidas pelo Slack.

Graças à inclusão do Teams no conjunto de produtos do Office 365, é provável que seja uma questão de tempo até que ele seja o aplicativo de bate-papo de equipe mais usado – embora a frequência com que ele é realmente utilizado continue sendo motivo de debate. Ao contrário do Slack, a Microsoft não divulga números de usuários ativos diariamente.

Um relatório recente da Spiceworks afirma que as equipes estão preparadas para o crescimento mais rápido de todos os aplicativos de bate-papo nos próximos dois anos. A pesquisa indica que 41% dos entrevistados esperam usar as equipes até 2020, em comparação com 18% para o Slack.

Há muito espaço para melhorias no Teams também. Angela salientou que a Microsoft pode fazer mais para incentivar os usuários a coordenar o trabalho em equipe dentro do aplicativo.

“Eles têm uma penetração enorme com o Teams, mas o problema é que muito disso são números gerados pelo Office 365. Então, ele está sendo escolhido pela TI, mas não está necessariamente sendo usado pelos funcionários”, salienta.

Além disso, em muitos casos, o serviço está sendo usado como substituto do Skype for Business, e não como recurso de bate-papo da equipe. “Eu acho que com o tempo isso vai começar a se tornar um desafio. Então eles têm de olhar para o que foi originalmente projetado, a parte ‘equipes’ dele, e desenvolver isso para que seja mais competitivo”, explica a especialista.

Ela acrescentou que muito mais pode ser feito para integrar as equipes no fluxo de trabalho de um usuário, o que exigiria mais integrações de terceiros e automação de processos. “Eles têm algumas partes com coisas como Flow, mas no momento é um pouco desafiador de fazer “, complementa.

Segundo ela, se eles não seguirem esse caminho, o Teams será apenas um substituto para o Skype e, se alguém quiser fazer todos esses processos, vai procurar o Slack. Ela vê uma tendência mais ampla para a automação, como indicado pela aquisição de Missions por Slack e pela recente compra de Butler por Trello.

“A automação de fluxos de trabalho pessoais é uma tendência que estamos vendo crescer rapidamente no espaço de colaboração empresarial, com o reconhecimento de que a tecnologia de colaboração precisa se encaixar melhor em nossa maneira de trabalhar, e não o contrário”, disse ela. 

Colaboração de equipe 

As equipes da Microsoft alcançaram a “paridade de recursos” com o Skype for Business Online neste ano, basicamente trazendo recursos de comunicações unificadas (UC) para seu produto de bate-papo. A empresa também adicionou recursos de IA, como desfoque de fundo e transcrição de nuvem, visando tornar os usuários mais confortáveis ​​com o vídeo.

“A popularidade do bate-papo por vídeo, quer você goste ou não, está entrando nas normas do escritório. O vídeo e o áudio estão ficando melhores e mais fáceis de usar. Espere mais anúncios sobre a integração da IA ​​com chamadas de vídeo, como transcrição, reprodução inteligente e atribuição de tarefas”, diz Wayne Kurtzman, diretor de pesquisa da IDC.

Castañón Martínez espera que a UC se sobreponha, significando possíveis problemas para os fornecedores de UC, muitos dos quais também desenvolveram suas próprias ferramentas de bate-papo com a equipe.

“Definitivamente há uma mudança das comunicações unificadas para a colaboração em equipe”, explica o analista. “Eu não acho que a estratégia de alguns dos jogadores da UC esteja necessariamente trabalhando para contrabalançar isso, então a questão que eu penso é quanto mais a colaboração da equipe vai manter longe da UC”.

Ele acredita que algumas empresas poderiam começar a questionar se precisam de comunicações unificadas para todos os seus funcionários, quando poderiam simplesmente confiar em uma ferramenta como o Slack.

“Há algumas empresas que, devido à natureza de seus negócios, podem ser adequadas para isso. Não apenas porque tendem a ser mais versados ​​em tecnologia do que outras empresas, mas principalmente por causa do tipo de trabalhadores. Se eles têm uma porcentagem maior de trabalhadores do conhecimento, e eles estão em uma fase em que podem ter uma forte base de funcionários de engenheiros e desenvolvedores, isso só faz sentido porque é assim que eles se comunicam. Então, acho que podemos ver alguma mudança nesse sentido”, comenta o especialista.

Consolidação do mercado ou oportunidade para todos?

O aplicativo Strass, da Atlassian, foi o primeiro grande aplicativo de bate-papo a cair de um mercado em rápido crescimento que viu uma série de ofertas emergirem de fornecedores – grandes e pequenos – nos últimos anos. Isso poderia ser um sinal de mudança dinâmica.

“O fato de que mesmo Atlassian, com toda a sua experiência no espaço de bate-papo da equipe, decidiu que não está em algum lugar que queria jogar é bastante revelador”, alerta Angela. “Então, podemos esperar para ver mais – a consolidação é uma palavra grande – mas mais saídas, digamos”.

Castañón Martínez complementa se referindo à decisão de Atlassian, em julho, de dispensar Stride e pedir aos usuários que se mudassem para o Slack. A decisão pegou os usuários do Stride desprevenidos, e eventualmente levou o co-CEO da empresa, Mike Cannon-Brookes, a se desculpar.

Um cenário possível: aquisições. Angela observou que o aplicativo de gerenciamento de tarefas Slack, Asana, é um desses negócios em potencial que faria sentido, permitindo que o Slack desempenhasse um papel maior no gerenciamento, bem como nas comunicações em torno da produtividade no local de trabalho.

Adquirir Asana pode ser mais adequado do que construir suas próprias características, disse ela. “Seria mais sensato fazer parceria com alguém que já faz isso bem e tem um bom público. E Asana, para mim, parece a opção mais provável, porque eles já têm fortes integrações, são um dos principais parceiros, têm muitos clientes em comum entre as duas empresas. Eles também têm culturas semelhantes, o que sempre faz uma grande diferença, então acho que seria lógico”.

“O mercado de colaboração da equipe ainda tem muito espaço para crescer. Isso significa que há uma oportunidade para outros fornecedores, não apenas para o Slack”, diz Castañón Martínez.

Ele aponta para segmentos relativamente inexplorados da força de trabalho, como os funcionários da linha de frente, que muitas vezes dependem de ferramentas de consumo para se comunicar e colaborar.

“Slack – e colaboração de equipe em geral – é principalmente para trabalhadores do conhecimento e esse é um segmento específico. Existem muitos, muitos outros trabalhadores por aí e, em termos de volume, há mais colaboradores em serviços do que trabalhadores do conhecimento”, afirma ele.

“Então, acho que está apenas começando. Eu não desconto outros concorrentes que o Slack tem, mesmo que eles sejam muito menores agora; eles poderiam crescer e se tornarem verdadeiros desafiantes”, complementa.

Ainda assim, o futuro é brilhante para o e-mail

As alegações de que as ferramentas de bate-papo da equipe substituiriam o email parecem prematuras – por enquanto, pelo menos. De acordo com a pesquisa da Spiceworks , apenas 16% dos profissionais de TI acreditam que os aplicativos de bate-papo substituirão os e-mails dentro de três a cinco anos. Isso é comparado a 25% que fizeram a mesma previsão em 2016.

Assim, enquanto Slack pode estar depositando suas esperanças nos canais se tornando o método mais comum de comunicação empresarial, a aquisição da Astro visa ajudar a desenvolver seus próprios recursos de gerenciamento de e-mail, permitindo que os usuários respondam a e-mails sem alternar entre aplicativos. Não foi a única empresa a adquirir recursos de email. O Facebook Workplace comprou o RedKix.

“O e-mail ainda não está totalmente morto”, diz Kurtzman. “Espere novas maneiras de alavancar e-mails em um ambiente de equipe.”

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