Mais lidas
1

Inovação

Potencial B2B do 5G também passa pelas mãos de consumidores, avaliam operadoras

2

Negócios

78% das crianças e dos adolescentes que têm internet acessam redes sociais no Brasil

3

Liderança

Nuvemshop: crescimento no Brasil baliza estratégia para toda América Latina

Inscreva-se na nossa Newsletter

Fique ligado!

Obtenha os mais recentes artigos e atualizações de tecnologia que você precisa saber, você ainda receberá recomendações especiais semanais.

News

E-mail Cadastrado com sucesso! 😄

IT Forum
Fóruns
Notícias
Colunas
Estudos
Vídeos
Podcasts
HIT - Materiais Gratuitos
Newsletter IT Mídia
IT Mídia

3 momentos
no ano

Visite o site
post

IT Forum Ibirapuera

Redescoberta Criativa no maior parque do Brasil.
post

IT Forum Trancoso

Saiba tudo sobre liderança no mercado de TI
post

IT Forum Itaqui

Saiba tudo sobre liderança no mercado de TI

Edições anteriores

Veja todas as edições
(Em breve)

TODAS

Mais recentes

As últimas no IT Fórum

CATEGORIAS
Especiais

Especiais

Artigos exclusivos
produzidos pelo IT Fórum

Liderança

Liderança

Saiba tudo sobre liderança
no mercado de TI

Carreira

Carreira

Notícias para impulsionar
sua carreira

Negócios

Negócios

Grandes empresas,
startups, franquias e mais

Tendências

Tendências

Descubra o que está em
alta em TI

DA REDE

ComputerWorld

O porta-voz do mercado de
tecnologia.

CIO

Gestão, estratégias e
negócios em TI.

Estudos

Estudos destinados a TI e ao mercado

Executivo de TI

CIOs e executivos da indústria de TI que tiveram iniciativas
de destaque.

Antes da TI

Pesquisa com objetivo de
ajudar na tomada de decisões em TI.

As 100+ Inovadoras

Inovação nas maiores empresas do país.

Página de estudos

Veja todos os estudos

IT Forum
  • Home
  • Fóruns
  • 3 momentos
    no ano

    Visite o site
    post

    IT Forum Ibirapuera

    post

    IT Forum Trancoso

    post

    IT Forum Itaqui

  • Notícias
    • Especiais Especiais
    • Liderança Liderança
    • Carreira Carreira
    • Negócios Negócios
    • Tendências Tendências
    • Ver todas as Mais recentes
    • Brandchannels
    • Brandspaces
  • Colunas
  • Estudos
  • Estudos destinados a TI e ao mercado
    • Executivo de TI
    • Antes da TI
    • As 100+ Inovadoras
  • Vídeos
  • Podcasts
  • HiT - Materiais Gratuitos
  • Anuncie
    Envie Seu Release
    Fale Conosco
    Revistas
    Newsletter
    IT Forum IT Forum IT Forum IT Forum
X
CONTEÚDO ORIGINAL
Agora os conteúdos da CW estão no IT Forum! Para saber mais clique aqui
  • Home >  
  • Notícias >
  •  ComputerWorld

Empresas buscam no planejamento da cadeia de suprimentos os recursos necessários para voltar a crescer

Construção de cenários com base em dados analíticos será, de agora em diante, uma constante para as empresas que desejam se manter competitivas

Por Eliseo Bouzan*
15:02 pm - 04 de fevereiro de 2021
Adobe Stock

Muito se fala sobre as mudanças que a crise da Covid-19 vai trazer para a sociedade e isso inclui como as empresas vão planejar suas operações à luz dessas alterações. A transformação passará certamente pela aceleração na digitalização de processos manuais para dar maior capacidade competitiva e de inovação, mas também por integrar processos e diminuir a quantidade de silos de informações. Um dos grandes desafios é a integração da cadeia de suprimentos em todas as suas etapas, no pré e no pós produção, passando pelos processos de compras, logística de distribuição, relacionamento com o consumidor e desafios de logística reversa e de economia circular.

Como exemplo do tamanho do desafio, pesquisa recente da Fundação Getúlio Vargas (FGV) indicou que, em outubro, a falta de insumos atingiu os maiores níveis desde 2001 em 14 dos 19 segmentos da indústria, incluindo automobilístico e tecelagem, sendo que, no setor de vestuário, a dificuldade de encontrar matérias-primas para atendimento da demanda produtiva atingiu 74,7% das empresas.

Isso acontece porque, para proteger capital de giro, as empresas buscam manter em estoque o mínimo necessário. Mas, com as paralisações ou desacelerações no ritmo de produção durante os meses iniciais da crise econômica impulsionada pelo novo coronavírus, a demanda por matérias-primas caiu, deixando fornecedores sem previsão sobre o retorno da produção pela indústria, em um modelo de contenção replicado em escala. Quando a crise mostrou sinais de arrefecimento, não havia insumos suficientes em estoque, atrasando ainda mais a retomada da produção.

O cenário de escassez poderia ter sido evitado – ou pelo menos amenizado – se as empresas contassem com planos de contingência para cenários extremamente adversos. Mas, diante da falta de projeções que levassem em consideração os componentes da cadeia de suprimentos integrados ao forecast de vendas, todo o ecossistema foi desafiado.

Tomemos como exemplo a expansão do comércio eletrônico. Ela chamou a atenção das empresas para alguns gargalos de suas operações e exigiu mudanças estruturais na gestão da cadeia. Dos insumos necessários à produção ao produto final e ao processo logístico inbound e outbound, passando pelo gerenciamento dos centros de distribuição – inclusive com necessidade de descentralização em alguns setores para agilizar a entrega, diminuir os custos de fretes e se diferenciar da concorrência – tudo precisou ser revisto.

Já no varejo físico ficou evidente como a digitalização é parte da nova experiência de consumo. Clientes, funcionários e fornecedores passaram a ter novas necessidades e os processos precisaram ser repensados para captar as demandas desses stakeholders. Nesse sentido, não é exagero dizer que a construção de cenários com base em dados analíticos será, de agora em diante, uma constante para as empresas que desejam se manter competitivas, tornando-se um dos principais aprendizados da crise da Covid-19.

Pensando no futuro próximo, deve ganhar escala o uso de novas tecnologias, como IoT (internet das coisas), machine learning e inteligência artificial, que, embarcadas nas soluções de supply chain e associadas a uma boa gestão e inteligência de negócios, irá permitir às organizações acelerar a criação de valor, a partir de três pilares: automação de processos, obtenção de predições ou insights automatizados sobre os dados e nova geração de interfaces inteligentes, como chatbots.

Outro ponto que deve ser valorizado no processo de gestão associado ao processo de supply chain é gestão da experiência na economia digital. É essa capacidade que vai definir as empresas do futuro, que olham novas formas de fazer e de endereçar as necessidades dos consumidores.

A responsabilidade sobre toda a cadeia de suprimentos – desde a concepção de um produto, passando pela escolha da matéria prima, escolha de fornecedores qualificados e preparados para essa nova realidade, passando pelo processo produtivo nas fábricas e nas etapas seguintes de armazenagem e toda a logística envolvida até chegar no cliente final – exige um conjunto de rastreadores que só é possível apoiado em sistemas de gestão da cadeia de suprimentos, não apenas para garantir a eficiência, flexibilidade produtiva e acuracidade das informações, mas também para dar a transparência que será cada vez mais demandadas para fidelizar clientes e alcançar novos mercados.

*Eliseo Bouzan é vice-presidente da área de Supply Chain na SAP Brasil

Tags:
Supply Chain
Brand Post por EXBIZ

Pesquisa: digitalização muda perfil de consumo de serviços financeiros

Estudo divulgado pela Akamai mostra um novo perfil de cliente, que busca experiências digitais mais completas

Em alta

Inovação

Potencial B2B do 5G também passa pelas mãos de consumidores, avaliam operadoras
Em alta

Negócios

78% das crianças e dos adolescentes que têm internet acessam redes sociais no Brasil
Em alta

Liderança

Nuvemshop: crescimento no Brasil baliza estratégia para toda América Latina
Load more
IT Forum

FÓRUNS

Todos os FórunsIT Forum IbirapueraIT Forum TrancosoIT Forum Itaqui

NOTÍCIAS

Mais recentesLiderançaCarreiraNegóciosTendências

COLUNAS

ESTUDOS

Executivo de TIAntes da TIAs 100+ Inovadoras

VÍDEOS

PODCASTS

HIT

Anuncie
Envie Seu Release
Fale Conosco
Revistas
Newsletter
IT Forum
Política de PrivacidadeTermos de Uso

© Copyright IT MÍDIA - Todos os direitos reservados

Política de PrivacidadeTermos de Uso

© Copyright IT MÍDIA - Todos os direitos reservados