Empresa de pesquisa do Google encerra projeto de drones

Author Photo
12:50 pm - 13 de janeiro de 2017
Empresa de pesquisa do Google encerra projeto de drones

A X, empresa de pesquisas da subsidiária Alphabet (companhia-mãe do Google), fechou seu projeto destinado a construir um drone movido a energia solar, voltado para fornecer acesso à internet em áreas remotas.

O projeto, que decorreu de uma aquisição que o Google fez em abril de 2014 da Titan Aerospace, com sede no Novo México, foi considerado pela X menos promissor do que outra tentativa da companhia de usar balões para o mesmo propósito.

“A viabilidade econômica e técnica do Projeto Loon [seu projeto de balão de alta altitude] apresenta uma maneira muito mais promissora de conectar regiões rurais e remotas do mundo. Muitas pessoas da equipe Titan estão agora usando seus conhecimentos como parte de outros projetos de voo na X, incluindo os projetos Loon e Wing”, afirmou um porta-voz da X ao The Guardian.

Ao abandonar os drones movidos a energia solar, a X tomou uma decisão diferente do rival Facebook, que engatou o Projeto Aquila. O Aquila, uma aeronave de 130 pés de comprimento desenvolvida em Bridgwater, Somerset, pretende circular na atmosfera superior, usando lasers para transmitir dados até as estações da base ao solo.

O Facebook informou que fez um voo de teste bem-sucedido com o drone em julho de 2016, mas o time de segurança de transporte norte-americano revelou mais tarde que o drone acabou explodindo. Em entrevista ao site Verge, Yael Maguire, do Facebook, argumentou que o drone tinha voado perfeitamente no ar e só sofreu danos no pouso.

O Project Loon, da X, alcançou seu primeiro marco importante em junho de 2013, quando um fazendeiro da Nova Zelândia se conectou à internet com o balão. O sistema usa previsões meteorológicas avançadas para navegar ativamente, elevando e baixando sua altitude para selecionar em qual direção o vento deve soprar os balões.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.