Em 2020, lojas online tiveram 42,9 milhões de consumidores únicos

Entre março e maio, a Covid-19 figurou em 56,5% da cobertura da imprensa, e impactou nas compras online

Author Photo
5:00 pm - 08 de março de 2021

Só em 2020, as lojas online tiveram 42,9 milhões de consumidores únicos, revelam dados da pesquisa All iN e Social Miner, realizada em parceria com a Opinion Box, Compre & Confie|Neotrust, Clearsale e Aftersale. Do total, 47% dos consumidores, o equivalente a 20 milhões, foram estreantes nesta modalidade de compra.

O levantamento aponta ainda que entre março e maio, quando a Covid-19 ganhou o foco da mídia, com grande aderência à campanha “fique em casa”, as buscas por delivery no Google crescerem 390%. As pesquisas por “como fazer comida em casa” aumentarem em 110%; enquanto “como fazer pães” cresceu 110%; e “como fazer bolos”, 61%.

Não à toa, em abril, a representatividade das visitas em sites de “alimentos e supermercado” subiu 68% em relação ao volume total de visitas no mês anterior, e a representatividade de “multicategoria” cresceu 284% no mesmo período. Na contramão, foi possível notar uma queda significativa de representatividade da categoria “moda e acessórios”, de 26%, e “beleza”, que perdeu 15% do total de visitas em um comparativo de março a abril.

Leia também: Proporção de mulheres à frente de startups está estagnada no Brasil

O número de cadastros também caiu nas categorias de moda e acessórios (6%) e beleza (28%), de março a abril. Foi só entre os meses de agosto e setembro, com a saturação do tema Covid-19 nas mídias e a diminuição na intensidade da cobertura da imprensa, que acabaram influenciando o retorno do consumidor à circulação, de acordo com dados do Google Mobilidade, que os cadastros nos sites de moda e acessórios voltaram a crescer (53%), enquanto os cadastros em sites de Alimentos e Supermercados caiu 78%.

Além disso, com a maior permanência das pessoas em casa, a atenção de muita gente provavelmente se voltou às “reformas”. Isso porque no final de setembro, o termo atingiu um pico e, em outubro, a representatividade do segmento de “casa e construção” nas vendas do varejo online teve destaque, ao apresentar um crescimento 16 vezes superior ao valor apurado em março.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.