Digitalização dos negócios aumenta preocupação com segurança da informação

Author Photo
3:04 pm - 21 de agosto de 2015
Digitalização dos negócios aumenta preocupação com segurança da informação
A era atual, pautada pela digitalização, trouxe oportunidades sem precedentes para as empresas. Mas com ela, alguns riscos foram adicionados à segurança da informação. Durante Intercâmbio de Ideias no IT Forum+ 2015, realizado de 19 a 23 de agosto na Praia do Forte (BA), Pedro Carmona, CIO da Federação das Indústrias no Estado do Paraná (Fiep-PR), promoveu uma reflexão sobre o tema apontando para a necessidade de adaptação da área de TI.

“Os negócios serão digitais, queiram ou não, e o CIO precisa entender as oportunidades que isso criará, uma vez que essa transformação vai acontecer com ou sem a TI”, sintetizou o executivo, usando dado recente do instituto de pesquisas Gartner para justificar a preocupação dos líderes de TI com o assunto. “Em 2020, 60% dos negócios digitais falharão em razão da inabilidade em administrar riscos com efetividade”, destacou.

Segundo Carmona, o CIO hoje tem o claro desafio de evoluir o negócio, levando-o, de fato, para o digital, mas essa mudança impõe mais riscos para a segurança. “Isso, no entanto, não deve frear a transformação. A mudança é inevitável, o segredo é gerenciar os possíveis problemas”, comentou.

O executivo exemplificou como lidou com a transformação digital e a proteção a partir de um caso recente na Fiep-PR, que atualmente soma 3,5 mil funcionários em 60 localidades. A área de negócios pediu à TI que criasse um painel de controle de gestão baseado em sistemas. 

“Precisávamos fazer com que as tecnologias de base chegassem ao topo da pirâmide para aplicar controle”, lembrou. Como a palavra de ordem era controle, Carmona relata que tudo é monitorado. Obviamente que, segundo ele, os riscos existem e falhas de segurança acontecem, mas tudo é gerenciado, facilitando os processos de auditoria e governança.

A partir daquele momento, uma mudança de salário de funcionários, por exemplo, deveria ser notificada para a alta direção. Outro controle seria o de horas extras e cumprimento ou não cumprimento do intervalo da jornada de trabalho. Carmona conta que a tecnologia adotada foi inclusive uma escolha da alta direção da empresa, o que permitiu a aceleração do projeto.

A segurança, prossegue, somente ganhou mais peso e passou para outro patamar, quando a TI conquistou as áreas de negócios como aliada. “A TI não pode ser autônoma, ela tem de estabelecer, de fato, uma parceria com as demais unidades”, ensinou.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.