3 dicas para ter sucesso e aumentar vendas no e-commerce

Maioria das lojas virtuais quebra nos primeiros meses, alguns passos são importantes para contornar riscos

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6:12 pm - 26 de junho de 2023
Imagem: Shutterstock

O Brasil é um dos países da América Latina que domina o número de vendas quando o assunto é o e-commerce. Segunda a pesquisa E-Commerce Trends 2023, 61% dos brasileiros já preferem a internet do que as lojas físicas.

O ticket médio do consumidor também vem aumentando. A receita total do e-commerce chegou a R$ 169 bilhões em 2022, enquanto o tíquete médio do consumidor passou de R$ 450 em 2021 para R$ 460 no ano passado, segundo a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm). Para este ano, o faturamento do comércio eletrônico deve atingir R$ 185,7 bilhões.

Entretanto, para ter sucesso com um e-commerce é preciso estar atento. Em meio a crescente competição e a diversificação de produtos, Max Zagrebin, CEO da Sellesta, destaca que é preciso se aliar a tecnologias, melhorar a navegabilidade da página dos produtos, além de buscar entender melhor os desejos do consumidor.

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Na lista a seguir, o executivo destaca os principais desafios que os empreendedores podem encontrar ao criar um e-commerce e compartilha dicas para fortalecê-lo.

1. Aumento da concorrência entre os comerciantes

Para ter sucesso, você precisa ter informações e dados de mercado atualizados – quem são seus concorrentes, quais produtos de sucesso eles têm, se seus esforços permitem que você tenha um desempenho melhor. Busque insights de mercado para identificar e destacar suas vantagens competitivas.

2. Má otimização da página de produto

Ao coletar dados por meio de questionários fáceis de usar e analisar as respostas de consumidores que visitam o seu e-commerce, é possível recomendar as melhores opções de produtos. Trate a página do produto como o ponto crucial para os negócios: é onde a decisão de compra é tomada, portanto, otimizar é uma prioridade para vender bem.

3. Falta de profundo conhecimento do cliente

A dinâmica do cliente está mudando em um ritmo sem precedentes; quase 1 em cada 5 brasileiros (19,3%), por exemplo, admite fazer “compras por impulso” pelo menos uma vez por semana, online. Ser capaz de rastrear e responder a essas oportunidades tornou-se fundamental. Conhecer seu cliente é crucial, e você não pode conhecê-lo verdadeiramente a menos que tenha insights de mercado em tempo real.

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