Com 5G e VR, Atlético de Madrid cria experiência imersiva para assistir futebol
Experiência foi organizada em espaço do Estádio Cívitas Metropolitano durante os dois últimos jogos da temporada da LaLiga Santander
O Atlético de Madrid, por meio do seu Atleti Lab, desenvolveu uma experiência imersiva para que torcedores pudessem assistir a partidas de futebol a partir de uma outra perspectiva. Com o projeto 5G Multicam, lançado durante os dois últimos jogos na casa do Atlético de Madrid na temporada 2022/23 de LaLiga Santander, os torcedores que visitaram o espaço Club Telefônica puderam usar tablets ou um dos dispositivos de realidade virtual Meta Quest Pro assistir a um jogo em tempo real e visão 360°.
Com a experiência imersiva, os usuários podiam ver a ação de ângulos anteriormente inacessíveis ao público, como por trás do gol, da saída do túnel, da área de imprensa ou da sala de controle do estádio. Alguns vídeos pré-gravados em 360° também estavam disponíveis para os torcedores.
“A exclusividade e o fato de ser uma experiência imersiva, graças aos óculos de realidade virtual, foi o que mais foi apreciado”, comentou Alejandro Ugarrio, diretor do Atleti Lab sobre o feedback dos torcedores.
Leia também: CIOs do varejo temem aumento de complexidade com multicloud
Segundo ele, o Atleti Lab trabalha nos próximos passos do projeto. “A visibilidade do projeto foi espetacular e mostra o nível de interesse que existe no setor pelas possibilidades oferecidas pelas novas tecnologias. Nossa proposta de valor com o espaço Club Telefónica no Estádio Cívitas Metropolitano é proporcionar experiências diferenciadas que, graças à tecnologia, possam enriquecer a forma como os torcedores vivenciam um dia de jogo”.
Entretanto, o projeto de realidade virtual teve os seus desafios, lembra Ugarrio. As imagens precisavam ser em tempo real e sincronizadas com os sons do estádio, onde o teste foi realizado. Para tanto, os profissionais do Atleti Lab trabalharam com a Telefónica, parceira tecnológica do clube, para alcançar um ponto em que leva menos de 500 milissegundos para enviar o vídeo das câmeras de 360° para a nuvem e para o tablet ou headset, tudo através do 5G.
“Nosso compromisso é transformar o Club Telefónica em um espaço de destaque para novas tecnologias voltadas para a experiência no estádio e este foi um bom primeiro passo”, adianta Ugarrio sobre a parceria com a Telefônica.
O 5G Multicam tem como objetivo demonstrar como o 5G pode elevar a experiência dos torcedores a novos patamares. “O fato de termos implementado com sucesso esta experiência no Estádio Cívitas Metropolitano abre uma série de novas possibilidades. A tecnologia agora faz parte do inventário digital do clube e, portanto, já está agregando valor. Estamos estudando diferentes opções com a Telefónica para levar o teste à produção”, concluiu Ugarrio.
Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!