Com 5G e VR, Atlético de Madrid cria experiência imersiva para assistir futebol

Experiência foi organizada em espaço do Estádio Cívitas Metropolitano durante os dois últimos jogos da temporada da LaLiga Santander

Author Photo
10:02 am - 24 de junho de 2023
5G, VR, Atlético de Madrid, futebol Foto: Divulgação

O Atlético de Madrid, por meio do seu Atleti Lab, desenvolveu uma experiência imersiva para que torcedores pudessem assistir a partidas de futebol a partir de uma outra perspectiva. Com o projeto 5G Multicam, lançado durante os dois últimos jogos na casa do Atlético de Madrid na temporada 2022/23 de LaLiga Santander, os torcedores que visitaram o espaço Club Telefônica puderam usar tablets ou um dos dispositivos de realidade virtual Meta Quest Pro assistir a um jogo em tempo real e visão 360°.

Com a experiência imersiva, os usuários podiam ver a ação de ângulos anteriormente inacessíveis ao público, como por trás do gol, da saída do túnel, da área de imprensa ou da sala de controle do estádio. Alguns vídeos pré-gravados em 360° também estavam disponíveis para os torcedores.

“A exclusividade e o fato de ser uma experiência imersiva, graças aos óculos de realidade virtual, foi o que mais foi apreciado”, comentou Alejandro Ugarrio, diretor do Atleti Lab sobre o feedback dos torcedores.

Leia também: CIOs do varejo temem aumento de complexidade com multicloud

Segundo ele, o Atleti Lab trabalha nos próximos passos do projeto. “A visibilidade do projeto foi espetacular e mostra o nível de interesse que existe no setor pelas possibilidades oferecidas pelas novas tecnologias. Nossa proposta de valor com o espaço Club Telefónica no Estádio Cívitas Metropolitano é proporcionar experiências diferenciadas que, graças à tecnologia, possam enriquecer a forma como os torcedores vivenciam um dia de jogo”.

Entretanto, o projeto de realidade virtual teve os seus desafios, lembra Ugarrio. As imagens precisavam ser em tempo real e sincronizadas com os sons do estádio, onde o teste foi realizado. Para tanto, os profissionais do Atleti Lab trabalharam com a Telefónica, parceira tecnológica do clube, para alcançar um ponto em que leva menos de 500 milissegundos para enviar o vídeo das câmeras de 360° para a nuvem e para o tablet ou headset, tudo através do 5G.

“Nosso compromisso é transformar o Club Telefónica em um espaço de destaque para novas tecnologias voltadas para a experiência no estádio e este foi um bom primeiro passo”, adianta Ugarrio sobre a parceria com a Telefônica.

O 5G Multicam tem como objetivo demonstrar como o 5G pode elevar a experiência dos torcedores a novos patamares. “O fato de termos implementado com sucesso esta experiência no Estádio Cívitas Metropolitano abre uma série de novas possibilidades. A tecnologia agora faz parte do inventário digital do clube e, portanto, já está agregando valor. Estamos estudando diferentes opções com a Telefónica para levar o teste à produção”, concluiu Ugarrio.

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.