TCS anuncia novo delivery center em Londrina e quer dobrar número de funcionários na região

TCS emprega cerca de 1,7 mil pessoas na cidade e espera criar outras 1,6 mil oportunidades nos próximos cinco anos

Author Photo
3:58 pm - 08 de maio de 2024
Bruno Rocha, country manager da TCS no Brasil

A Tata Consultancy Services (TCS), empresa de serviços e consultoria de TI, anunciou um novo delivery center na cidade de Londrina, no Paraná, que apoiará o crescimento de sua operação no Brasil.

Presente em Londrina desde 2018, a TCS emprega hoje cerca de 1.750 pessoas na cidade. O novo campus tem o objetivo de centralizar toda a força de trabalho local em um mesmo espaço, além de abrir novas posições que permitam à companhia dobrar o número de colaboradores na região nos próximos cinco anos.

Segundo Bruno Rocha, country manager da TCS no Brasil, a estratégia é compor o time a partir de três grandes grupos: profissionais locais, profissionais que tenham interesse em morar em Londrina e expatriados, em sua maioria Indianos. “Isso, sempre com lastro na estratégia global da TCS que é contratar e formar nossos próprios talentos. O que ocorre tanto a partir de nossas plataformas, exposição a times e projetos globais e interação diária no escritório”, destacou ao IT Forum.

A TCS possui hoje mais de 600 mil colaboradores ao redor do mundo e contratou, em média nos últimos 10 anos, mais de 50 mil trainees por ano.

Leia também: SonicWall busca “simbiose” com canais para acelerar na América Latina

Ainda segundo o country manager da companhia no Brasil, Londrina se destaca por ser um polo educacional e de ensino superior do país, com mais de 10% da população formada por estudantes universitários. A intenção da companhia é adquirir profissionais jovens e treiná-los internamente, capacitando a mão de obra local em habilidades de tecnologia.

“A maior parte do investimento a ser realizado pela TCS está, na verdade, no desenvolvimento de capital humano, uma vez que o ciclo de formação de um jovem até o seu nível técnico mais sênior pode levar de oito a dez anos”, disse. “Nesse período, a TCS investirá em treinamentos técnicos, certificações, capacitações específicas em gestão de projetos e habilidades sociais. É um ciclo longo em que eles nem sempre estão em atividade produtiva, mas a visão da companhia é desenvolvê-los e mantê-los no quadro de pessoal.”

O centro de entrega será especializado em áreas estratégicas como Transformação de Negócios, Inteligência Artificial e Operações de Negócios Cognitivas. A partir do novo centro, a empresa atenderá clientes de todo o país de forma parcial ou integral. “Há uma uniformidade de processos e qualidade padrão em torno das mais diferentes tecnologias com equipes, muitas vezes, divididas em diferentes localidades e países”, explicou.

A TCS atua no Brasil há mais de duas décadas. Além de Londrina, São Paulo e Rio de Janeiro também contam com operações da organização, e totalizam 5,6 mil colaboradores. A companhia atende mais de 140 clientes no país em setores como bancos, seguros, mineração, varejo e telecomunicações.

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!

Author Photo
Rafael Romer

Rafael Romer é repórter do IT Forum. É bacharel em Comunicação Social – Jornalismo pela Faculdade Cásper Líbero. Tem mais de 12 anos de experiência na cobertura dos segmentos de TI, tecnologia e games, com passagens pelo Olhar Digital, Canaltech, Omelete Company, Trip Editora e IG.

Author Photo

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.