Dia Internacional da Privacidade: veja 5 dicas para se proteger

Dicas da Kaspersky também incluem passo a passo para configurar funções de privacidade nas redes sociais

Author Photo
3:37 pm - 28 de janeiro de 2020

No Dia Internacional da Privacidade, celebrado hoje (28/1), a Kaspersky revelou que 85% dos usuários mundiais do Kaspersky Security Cloud que utilizaram a função “Verificação de Contas” em seus dispositivos móveis dedscobriram que seus endereços de e-mail estavam disponíveis publicamente por causa de um vazamento de dados ou outros incidentes de privacidade.

Serviços como Facebook, Tinder e até o Netflix exigem que os usuários forneçam informações pessoais e estima-se que, este ano, o volume total de dados usados on-line chegará a 44 zettabytes. Para continuar aproveitando esses benefícios, é importante que os usuários entendam os riscos potenciais que afetam sua privacidade e o que pode ser feito para prevenir problemas.

Phishing

Por exemplo, o phishing, uma das técnicas mais usadas no Brasil, se aproveita da desatenção e emoção do internauta para enganá-lo. O relatório especial da Kaspersky para o Dia Internacional da Privacidade 2020 mostra que a tecnologia antiphishing da empresa evitou pelo menos um ataque de phishing em 30,2% dos computadores com as soluções Kaspersky.

Roubo de senhas

Outro vetor de ataque popular que está cada vez mais comum é o roubo de senhas. Em 2019, houve umaumento de 72% no número de usuários (dois milhões no total) atingidos por malware criado para coletar dados digitais de sua vítima. Dos países latino-americanos, o Brasil registrou o maior número de vítimas (3º lugar no ranking global), seguido pelo México, Peru, Colômbia, Chile e Argentina. Os ladrões de senhas infiltram-se nos navegadores e roubam senhas armazenadas, permitindo que criminosos roubem dados particulares ao acessarem serviços online sem a permissão de seus donos.

Recomendações

Para garantir que suas informações se mantenham privadas, a Kaspersky recomenda:

• Evite clicar em links ou baixar aplicativos suspeitos. Se você recebeu um link ou documento compartilhado com origem desconhecida ou não tem certeza em relação ao conteúdo, entre em contato com o remetente utilizando outros canais de comunicação.

• Esteja sempre alerta ao usar a internet e leia os links e os contratos de serviço atentamente. Use somente programas e sites certificados e seguros.

• Mantenha o sistema operacional e programas nos dispositivos atualizados, instalando as atualizações e correções mais recentes. Dessa forma, eles continuarão protegidos das ameaças mais recentes.

• Configure as funcionalidades de privacidade nas redes sociais e apps. Se precisar de ajuda, consulte o “Privacy Checker”, uma ferramenta online criada para ajudar as pessoas a configurarem suas contas de mídias sociais com segurança.

• Use uma solução de segurança confiável capaz de proteger as informações de suas contas e avisá-lo, caso seus dados pessoais sejam vazados.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.