De olho na América Latina, Tibco aposta em dados conectados, unificados e preditivos

Com liderança renovada, empresa que ganhar espaço com plataforma inteligente de integração de dados

Author Photo
9:15 pm - 13 de dezembro de 2021
Jorge López Morales Jorge López Morales, vice-presidente de vendas da Tibco na América Latina (Divulgação/Tibco)

Jorge López Morales assumiu o cargo de vice-presidente de vendas da Tibco para a América Latina em janeiro deste ano. O executivo chegou à empresa como parte de uma renovação da liderança da Tibco na região. O objetivo é expandir dois novos pilares de negócio da companhia de dados – unificação de dados e previsibilidade de dados – para complementar a atuação tradicional da Tibco, em conectividade.

“Quando você liga essas três partes do quebra-cabeças, é onde você encontra o valor para levar ao mercado”, afirmou Morales em entrevista ao IT Forum.“É o que chamamos de uma plataforma inteligente de integração, na qual você pode pegar os dados de aplicativos, de todas fontes de informação que você tem, e unificar de um jeito que seja simples, fácil e seguro para você poder tomar decisões, antecipar o comportamento do seu negócio e do seu competidor e tomar decisões em tempo real”, completou o executivo.

Hoje, 57% dos negócios da Tibco vêm da região de Américas. A empresa não abre a participação da América Latina nesse percentual, mas classifica a área como “estratégica”. Globalmente, a Tibco busca hoje um equilíbrio maior entre os seus negócios em todas as regiões do mundo, e isso inclui investimentos para expandir sua presença na América Latina.

Leia: Pandemia tornou o uso de dados mais crítico para 79% dos líderes brasileiros

“Tradicionalmente, a América Latina tem clientes super importantes, incluindo clientes globais que têm operações na América Latina – na área de bancos, de telcos, de indústria, de varejo. Dar a certeza para esses clientes que vão ter um atendimento e um crescimento a nível local é muito importante”, pontuou Morales.

Nos últimos meses, a Tibco trouxe novas lideranças para regiões como México e Brasil – por aqui, Felipe Taborda assumiu como diretor regional de vendas em julho – e reforçou times de serviços e pré-vendas. A Tibco está no Brasil há mais de duas décadas e, no país, tem empresas como Petrobras e B3 entre seus clientes. A empresa oferece plataformas e soluções globais de analytics integradas à inteligência artificial e IoT, para os segmentos de finanças, telecom, varejo, energia, manufatura, logística e governo, entre outras.

Dados são o coração do negócio

Para conquistar esse espaço, a Tibco aposta na expansão da demanda por ferramentas de análise de dados que seguiu junto à digitalização de negócios dos últimos 18 meses.

“Tudo está virando análise de dados”, comentou Morales. “A importância dos dados é que essa é a área mais próxima das pessoas, das empresas e do negócio. Nas diferentes camadas da tecnologia, o tema da nuvem é importante, o tema da segurança é importante, mas dados é o coração”.

Veja também: Tráfego de dados móveis aumenta 300 vezes nos últimos dez anos

O executivo, no entanto, deixa um alerta para as companhias que buscam iniciar suas estratégias de dados. Primeiramente, segundo ele, é preciso entender qual é o objetivo da empresa para sua área de dados e, então, começar “pouco a pouco”.

“No modelo tradicional, você pegava toda a informação – enchia um balde de informação. Depois ficava difícil de aproveita”, detalhou. “Por isso você tem que definir claramente as métricas. Para entrar nesse vale de informação e encontrar tendências e padrões que vão ajudar você a preditivamente tomar decisões”.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.