Pandemia tornou o uso de dados mais crítico para 79% dos líderes brasileiros

Levantamento da YouGov/Tableau revela que preocupação de executivos brasileiros com dados é maior que média global

Author Photo
12:38 pm - 11 de novembro de 2021
dados

A pandemia tornou a análise de dados atividade prioritária para as tomadas de decisão. Isso é o que afirmam 79% dos líderes brasileiros entrevistados pela pesquisa Quality Conversations, realizada pela YouGov, a pedido da Tableau.

O resultado é superior à média global medida da pesquisa, que indica que 55% dos executivos atribuíram a mesma relevância para o papel dos dados.

Ainda segundo o levantamento, a grande maioria (89%) dos líderes brasileiros concorda que os dados ajudam as organizações a ter conversas de negócios de qualidade. De acordo com eles, essas informações ajudam na redução da incerteza, tomada de decisões mais precisas e construção de confiança (88%).

O levantamento reflete ainda como as mudanças e decisões exigidas durante a pandemia da Covid-19 passaram a ser orientadas por dados. Fossem para acompanhar as taxas de contaminação, aumentar a eficiência dos estoques e da logística das organizações, ou para mudar completamente o modelo de negócio, decisões usaram dados para serem precisas e céleres.

64% dos entrevistados brasileiros disseram que as conversas se tornaram melhores e mais eficientes neste período. Além disso, 70% dos líderes também afirmaram que foi mais fácil reunir as pessoas para conversas sobre negócios. Na média global, apenas 61% responderam o mesmo.

Outro dado relevante é que 70% dos executivos brasileiros acreditam que o isolamento da pandemia ajudou a nivelar a participação de profissionais que anteriormente já trabalhavam de maneira remota com os demais.

Democratização dos dados

Considerando o recorte brasileiro da pesquisa, 96% afirmaram ser importante que os departamentos de toda a organização possam acessar os dados para a tomada de decisões. O resultado está em linha com a média global, já que a maioria (93%) dos líderes entrevistados deram a mesma resposta.

Aos brasileiros, quando questionados sobre as habilidades mais importantes para se ter uma conversa de negócios produtiva, 60% responderam que a capacidade de entender insights de dados é importante. A maioria (68%) também disse que possuir a mente aberta e não ter bias cognitivo são habilidades-chave.

Em uma análise comparativa, 70% dos líderes brasileiros disseram que uma conversa de negócios de qualidade leva a soluções práticas como decisões operacionais ou vendas – mas considerando a média global da pesquisa, apenas 47% dos executivos deram a mesma prioridade às conversas.

A pesquisa Quality Conversations foi conduzida pela YouGov a pedido da Tableau entre os dias 6 e 17 de agosto de 2021. Foram entrevistados 1.977 executivos C-Suite do Brasil, Reino Unido, França, Alemanha, Espanha, Suécia, Singapura, Japão e Austrália. No Brasil, foram 224 executivos participantes.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.