Curso gratuito busca promover programação ‘verde’ e reduzir emissões
Curso criado pela DIO usando IA e busca qualificar profissionais para modelo sustentável de programação
A DIO, startup brasileira que fornece uma plataforma online de educação em tecnologia, em parceria com a Fundação iamtheCODE, está promovendo uma iniciativa de conscientização sobre o uso de código de programação mais limpo e sustentável. É o chamado Green Code, ou Green Software.
O iamtheCODE é uma ONG de origem africana criada para mobilizar governos, setor privado, fundações filantrópicas, investidores e a sociedade civil para promover educação em ciência, tecnologia e ciências exatas. Seu objetivo é mobilizar investimentos em tecnologias futuras que impulsionem o desenvolvimento sustentável para mulheres em comunidades marginalizadas.
A iniciativa se baseia no fato de que códigos complexos, infraestruturas não otimizadas e metodologias ultrapassadas acabam gerando maior consumo de eletricidade. Isso aumenta necessidade de recursos naturais para sustentar data centers, emitindo quantidades maiores de CO2.
Cibersegurança: tudo que você precisa saber se quer ser um profissional da área
Portanto, profissionais de tecnologia podem contribuir para redução do efeito estufa e das mudanças climáticas. Segundo a DIO, cerca de 1% da energia consumida diariamente no mundo é usada em data centers – equivalente ao consumo de energia da Austrália inteira em um único dia.
Da parceria entre DIO e iamtheCODE nasceu um curso, o Green Software Development, criado a partir de um modelo de inteligência artificial para educação da DIO e que promete redução de 500% de esforços e recursos computacionais. A startup alega que são cinco vezes menos energia de produção em relação a métodos tradicionais de programação.
O curso foi lançado na última semana em Davos, na Suíça, durante reunião do World Economic Forum. Busca alcançar, conscientizar e unir profissionais da tecnologia em torno do tema.
A adesão é gratuita e o curso está disponível em quatro idiomas – português, inglês, espanhol e francês. É voltado para profissionais de tecnologia que queiram aprender a otimizar códigos com base em princípios arquitetônicos da sustentabilidade, com lógica e plataforma mais verdes e metodologia mais ecológica.
A inscrição no curso é gratuita e pode ser feita pelo site.
Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!