Cubos Academy lança IA ‘mentora’ de estudantes de programação
Desenvolvida internamente, Emy consegue tirar dúvidas, dar exemplos, apontar erros e indicar melhorias em códigos
A edtech Cubos Academy lançou uma inteligência artificial que consegue dar mentorias aos alunos em tempo real. Segundo a empresa, a IA, que é um chatbot, foi desenvolvida internamente e permite aos estudantes tirarem dúvidas, pausarem aulas para esclarecer questões sobre o conteúdo, além de solicitar exemplos diferentes do que são expostos pelos professores em aula.
Batizada de Emy, a IA tem como principal diferencial acompanhar os vídeos e aulas dos cursos. Dessa forma, o usuário pode habilitar a leitura da tela hospedada no ambiente de aprendizado da edtech, o que permite a análise e auxílio do aluno sem a necessidade de enviar os comandos via chat. A edtech garante que a Emy tem como vocação ensinar e não entregar respostas prontas. Além de conseguir fazer a leitura do conteúdo junto com o usuário, ela pode apontar erros e indicar pontos que devem ser aprimorados.
Entre as possibilidades de uso, o aluno pode pausar o vídeo e perguntar sobre algo que está vendo na aula, como por exemplo “o que esse código faz?” ou “me dá um exemplo diferente desse que o instrutor falou”. Além disso, é possível pedir anotações sobre as aulas, resumo sobre as explicações e demais comandos personalizados.
José Messias Júnior, CEO da Cubos Academy, explica que a criação da ferramenta surge como uma forma de desacelerar o uso desenfreado das machines learning entre as pessoas que estão aprendendo a programar.
“Essas inteligências generativas já fazem parte da vida das pessoas. Pedir para que os alunos não utilizem essas ferramentas não é efetivo. Por isso, estudamos como resolver essa problemática, já que muitos estudantes estavam recorrendo a essas IAs e comprometendo o processo de desenvolvimento técnico de códigos. Agora, os alunos da Cubos Academy podem utilizar a mentoria da IA, uma ferramenta muito mais efetiva e completa que não compromete o processo de aprendizado’’, reforça.
IA como experiência personalizada
A IA desenvolvida pela escola teve como principal desenvolvedor Guilherme Bernal, um dos fundadores da Cubos Academy e também programador que contribuiu para a criação da linguagem de programação Crystal. O especialista em códigos adaptou soluções disponíveis no mercado para garantir uma experiência personalizada no processo de aprendizado em programação.
“Como especialista, entendo que as pessoas aprendem de formas diferentes e, por vezes, apenas o vídeo e exercícios não bastam. Essa IA segue uma filosofia já presente na Cubos Academy, a metodologia (a Live Help) que fornece materiais gravados junto com o acompanhamento assíduo de instrutores e monitores para oferecer essa experiência mais próxima. Agora a IA também desempenha esse papel, ajudando cada pessoa a estudar no ritmo dela, do jeito dela’’, ressalta Bernal.
Para Gabriela Cairo, head pedagógica da edtech, a IA da Cubos Academy ajuda a resolver a dependência criada por essas ferramentas de IA e o atraso no aprendizado desses profissionais em formação. “Recebemos muitos testes para bolsas de estudo feitos exclusivamente por inteligência artificial. Nossos especialistas conseguem identificar isso e, nesse processo, acabamos desqualificando muitos candidatos. Não queremos que as pessoas acreditem que a IA pode substituir os programadores, por isso, não empenhamos em criar uma inteligência que de fato ajude esses profissionais e não sabote o processo de aprendizado. Além disso, embora essa nova ferramenta seja incrível, ela não substitui de forma alguma a mentoria de professores e especialistas que oferecemos’’, enfatiza Gabriela.
A mentoria com IA já está sendo utilizada pelos alunos da Cubos Academy e, segundo a empresa, conta com uma taxa de aprovação de 96%. A inteligência generativa continuará sendo adaptada ao decorrer do uso dos estudantes e em breve deve disponibilizar mais funções.
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