Cubo Itaú inaugura hub de inovação para startups do agronegócio

Hub Cubo Agro busca fomentar o desenvolvimento tecnológico de agtechs e alcançar 30 empresas até o fim do ano

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5:12 pm - 14 de julho de 2021
Agro Cubo Itau, em São Paulo. (Foto: Celso Doni)

O Cubo Itaú, hub de fomento ao empreendedorismo tecnológico, em conjunto com Corteva Agriscience, São Martinho e Itaú BBA, anunciou nesta terça-feira (13) a criação do Cubo Agro, um hub dedicado às agtechs. A iniciativa visa acelerar o desenvolvimento da inovação no setor do agronegócio no país e na América Latina, promovendo a conexão entre startups, empresas e fundos de investimentos.

Uma startup do agro é aberta por dia no Brasil, apontou o Radar Agtech Brasil 2020/2021. Para suportar o ritmo acelerado de crescimento do ecossistema e incentivar negócios e o acesso a novas tecnologias, o Agro Hub promoverá diversas atividades, como workshops, cursos e eventos. A expetativa é acelerar entre 20 e startups 30 até o fim do ano. Atualmente, o hub conta com seis startups do agro que já integravam o portfólio do Cubo.

“O Cubo Agro representa o amadurecimento daquilo que temos como missão, que é apoiar o crescimento das startups com grande potencial do Brasil e América Latina por meio da geração de negócios”, comentou Pedro Prates, co-head do Cubo Itaú.

Com a criação do Cubo Agro, o Itaú BBA espera gerar valor para toda a cadeia produtiva do agro. “Com a expertise do time Agro do Itaú BBA e com o apoio dos nossos parceiros estratégicos, conhecendo as singularidades de cada cliente, acreditamos que este primeiro passo será o início de grandes inovações”, realçou Mario Pires, diretor de agronegócio do Itaú BBA.

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Parceiros

A Corteva foi a primeira do segmento a ingressar na comunidade Cubo em 2020. A adtech é criadora do Prospera, programa focado na capacitação de pequenos agricultores que trabalham com milho para adoção de um sistema produtivo sustentável de alto em Pernambuco. A iniciativa já realizou um processo de inovação aberta com 13 startups de diversos setores na pandemia e conquistou dois novos mantenedores, Yara e Massey Ferguson, além de expandir para os estados de Alagoas, Paraíba, Rio Grande do Norte e Ceará.

Para a empresa, o novo hub será um importante canal para acelerar a transformação digital dos produtores rurais. “A parceria que estamos construindo no Cubo Agro se conecta diretamente com a forma como estamos nos posicionando e sendo vistos pelo mercado: como uma empresa que tem inovação em seu DNA”.

Já a São Martinho, além de contribuir com o fomento e evolução das agtechs, almeja conquistar novas receitas baseadas em projetos inovadores, como a aplicação de 5G no ambiente agroindustrial. “Acreditamos que o hub será fundamental para a aceleração e sustentação de novos negócios para a companhia, permitindo a troca de experiências com demais parceiros do setor agro e novas conexões capazes de gerar valor para o ecossistema de inovação”, pontuou Marcelo Eskenazi, head de novação da São Martinho.

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