Cofundador e CTO do Slack deixa a empresa em meio a desafios de integração da Salesforce

Saída de Cal Henderson evidencia desafios de integração do Slack pós-aquisição da Salesforce

Author Photo
10:22 am - 15 de janeiro de 2024
Slack Cal Henderson

Em um novo capítulo de mudanças significativas no Slack, Cal Henderson, Chief Technology Officer (CTO) e último cofundador remanescente, está deixando a empresa. Ele será sucedido por Parker Harris, cofundador e CTO da Salesforce. Essa mudança reflete uma série de transformações na liderança, solidificando o domínio da Salesforce sobre a plataforma desde a aquisição de $27.7 bilhões em 2021.

O processo de integração, no entanto, não tem sido tranquilo, marcado por conflitos culturais entre o Slack e a Salesforce, segundo apurou o jornal Fortune. O fundador do aplicativo de colaboração, Stewart Butterfield, destacou em uma reunião interna a falta de incorporação da cultura entre as duas companhias.

“No caso, não houve incorporação da cultura do Slack na cultura da Salesforce”, disse Butterfield em uma reunião geral da organização em janeiro passado, segundo uma gravação obtida pela Fortune. “A menos que haja algum elemento disso, não é uma integração em nenhum sentido. É apenas a eliminação”.

Leia também: Veterana da Salesforce, Denise Dresser, assume liderança do Slack

A saída de Henderson, anunciada internamente aos funcionários na última sexta-feira, segue a renúncia da CEO Lidiane Jones há três meses e do fundador Butterfield há 13 meses, resultando na ausência de todos os cofundadores. Noah Weiss, CPO, é o único executivo original que permanece na empresa após as mudanças na liderança.

Essas mudanças levantam dúvidas sobre o futuro da cultura interna da plataforma de colaboração e comunicação, originalmente centrada no produto e agora enfrentando uma transição para uma orientação mais voltada para vendas, conforme observado por alguns funcionários ouvidos pela Fortune este mês.

Além disso, recentes episódios de comunicação interna contraditória trouxeram à tona questionamentos sobre a gestão da empresa. Um memorando da equipe de Henderson sugeriu uma rigorosa proibição de contratações, posteriormente negada pela Salesforce, gerando desconforto e incerteza entre os funcionários.

*Com informações do Fortune

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!

Author Photo
Redação

A redação contempla textos de caráter informativo produzidos pela equipe de jornalistas do IT Forum.

Author Photo

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.