Cresce número de pessoas à procura de emprego na darknet

Segundo estudo da Check Point, aumento de pessoas se oferecendo para trabalhos ilegais reflete efeitos econômicos negativos da pandemia

Author Photo
5:59 pm - 19 de março de 2021

A Check Point Research, braço da empresa de segurança Check Point, anunciou esta semana ter detectado uma tendência de aumento, iniciada no fim de 2020 e que prossegue em 2021, da participação de pessoas em fóruns de hacking. A entrada na chamada “darknet” tem como objetivo oferecer serviços e disponibilidade para qualquer tipo de trabalho digital disponível, incluindo ilegais.

A darknet, considerada uma parte da deep web, corresponde a parte da internet invisível para mecanismos de busca, e na qual se trocam recursos ilícitos, como números de cartões de crédito roubados, drogas, ciberarmas e softwares maliciosos que permitam acessar computadores e dispositivos móveis.

Leia também: Vendas por chat ganham corpo no Brasil em 2020, revela estudo

Segundo o estudo, essas pessoas geralmente se encontram em situação de desemprego e se oferecem para prestar serviços cibercriminosos em troca de dinheiro. Normalmente, dentro do mercado darknet e de fóruns de hacking, são os fornecedores que estão oferecendo vagas para aqueles interessados.

A Check Point no entanto diz ter observado dinâmica oposta: as pessoas se oferecem para ajudar cibercriminosos em troca de dinheiro. Desde o início de 2021, os pesquisadores têm se deparado com entre dez e 16 anúncios de procura de emprego por mês em uma seleção de fóruns de hacking, número considerado alto, pois publicações desta natureza são, por norma, nulas, diz a empresa.

Os pesquisadores acreditam que a inversão da tendência deriva do impacto notoriamente negativo da situação da pandemia que em muito tem contribuído para o aumento dos números de desemprego.

Mundo obscuro

A darknet funciona principalmente como o mercado clandestino e ilegal da internet, e normalmente promove transações que envolvem drogas, armas cibernéticas, falsificação, entre outros crimes. Em situações de desespero, alguns “candidatos” a emprego estão dispostos a participar desse tipo de trabalho ilegal se isso significar ter uma renda. Pela pesquisa da Check Point, observou-se que pessoas de diferentes partes do mundo estão oferecendo habilidades, conhecimentos e disponibilidade nessas plataformas.

“É muito raro vermos pessoas à procura de trabalhos ilegais na Darknet. O crescimento desse tipo de ofertas nos alarmou. Quando pessoas se oferecem para prestar serviços a atividades cibercriminosas, estamos todos numa situação de maior perigo. Assim, decidimos selecionar um conjunto de fóruns de hacking para acompanhar ao longo dos meses. Descobrimos que o número de posts deste gênero aumentou consistentemente e suspeitamos que o mesmo aconteça em outros sites da darknet”, diz Oded Vanunu, chefe de pesquisa de vulnerabilidades de produtos na Check Point, em comunicado.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.