Conheça 10 princípios que tornam o trabalho mais significativo

Veja maneiras de fazer seus funcionários sentirem que o trabalho tem um significado real

Author Photo
1:40 pm - 05 de outubro de 2020

Uma coisa é certa: quanto mais as pessoas sentem que seu trabalho é pessoalmente gratificante e significativo, mais engajadas e produtivas no trabalho elas ficam. Uma pesquisa com mais de 2 mil pessoas descobriu que 9 em cada 10 pessoas aceitariam um corte de salário para ter um emprego com mais significado.

Então, como os empregadores podem fazer seus funcionários sentirem que seu trabalho tem um significado real? Pesquisadores da Universidade da Pensilvânia entrevistaram executivos de 12 grandes empresas como Google, Microsoft, KPMG e outras para descobrir como isto pode ser feito.

A pesquisa sugere que não existe um ingrediente mágico. Em vez disso, são 10 práticas organizacionais e de liderança. Veja quais são elas:

Contrate pessoas que se preocupam em alcançar o mesmo que você

A preparação dos funcionários para um trabalho significativo começa antes de eles entrarem no escritório para o primeiro dia. Os gerentes de contratação devem prestar atenção especial aos valores pessoais do candidato. É importante, acima de todas as outras coisas, habilidades acima da experiência, que você tenha pessoas que se preocupam com as mesmas coisas que você gosta dentro de sua organização.

Cause uma boa primeira impressão na orientação

Na orientação, os líderes de sucesso mostram aos funcionários que são apreciados e bem-vindos. Não se trata apenas de ‘Aqui está o seu manual. Aqui está o seu computador. Alguém pode levá-lo para almoçar’. É ir além e criar um grande momento de boas-vindas para eles.

Leia também: 4 dicas para projetos de cibersegurança

Gerentes devem atuar como modelos de comportamento

Se uma empresa diz que prioriza o equilíbrio entre vida pessoal e profissional, mas os gerentes sempre enviam e-mails tarde da noite, os funcionários começam a acreditar que os valores da empresa são apenas conversa. É importante que os líderes façam o que dizem. Se um líder não está agindo de acordo com os valores essenciais da empresa, isso rapidamente cria cinismo e desconfiança entre os funcionários. E esse dano é muito difícil de desfazer.

Incentive os funcionários a abraçar e participar da cultura da empresa

Não basta que gerentes e líderes modelem um bom comportamento; os funcionários precisam ser incentivados a agir de forma a refletir a cultura. Por exemplo, um funcionário deve se sentir autorizado a levantar questões sobre um negócio se houver um desalinhamento de valores.

Conecte o trabalho individual a um propósito maior

Frequentemente, no trabalho, estamos realizando tarefas do dia a dia e é difícil ter uma visão geral ou como nosso trabalho está contribuindo para o propósito geral da organização. Grandes líderes de empresas mostram a seus trabalhadores como seu trabalho tem impacto na sociedade. Por exemplo, um executivo da Microsoft foi capaz de inspirar os funcionários de manutenção de servidores, comunicando-lhes como seu trabalho estava ajudando médicos e enfermeiras a trocar informações médicas valiosas e salvar vidas.

Capacite a autonomia

O microgerenciamento faz com que os funcionários sintam que não têm qualquer controle sobre seu tempo. O oposto, autonomia, faz com que os trabalhadores sintam que têm suas ações sob controle. Nas empresas estudadas pelos pesquisadores, os líderes estavam muito mais focados no resultado do que no processo usado para chegar lá.

Envolva-se e abrace por inteiro

Seja receptivo. Desde incentivar conversas sobre saúde mental até garantir que seus funcionários tenham os benefícios certos, os principais líderes da empresa mostram a seus funcionários que se preocupam mais do que apenas com os lucros trimestrais. Durante a pandemia, uma empresa apoiou funcionários com crianças contratando músicos infantis para concertos de vídeo. Também ajudou os funcionários que lutavam contra o transtorno de abuso de substâncias, fornecendo aos funcionários links para reuniões online de Alcoólicos Anônimos.

Envolva-se e abrace a pessoa inteira

Desde incentivar conversas sobre saúde mental até garantir que seus funcionários tenham os benefícios certos, os principais líderes da empresa mostram a seus funcionários que se preocupam mais do que apenas com os lucros trimestrais.

Promova relacionamentos em toda a organização

Empresas de sucesso trabalham para combater crises de solidão e falta de pertencimento no trabalho. Por exemplo, no Google, os novos funcionários são combinados com outros funcionários antigos em diferentes departamentos, de diferentes origens. Em seguida, incentivam os funcionários a marcar um horário para se reunir com seu grupo durante o ano.

Defina avaliações de desempenho que reforcem os valores da empresa

Para garantir que os valores de uma empresa realmente cheguem aos funcionários, os gerentes devem ter métricas para medi-los. Por exemplo, se uma empresa incentiva os funcionários a trabalharem juntos, os gerentes devem levar em consideração a colaboração de grandes equipes durante as avaliações de desempenho. Trata-se de recompensar e encorajar um comportamento alinhado com seus valores.

Reconheça a possibilidade e estimule o potencial

Outro elemento-chave para promover um trabalho significativo são os líderes que incentivam o crescimento. Quando você tem um funcionário de destaque, incentive-o a aceitar novos desafios. Esses líderes estendem seus funcionários com metas e projetos com os quais eles podem não se sentir confortáveis, mas que o líder sente que o funcionário pode fazer.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.