Categories: Notícias

Compra da Bematech vai garantir solução integrada na ponta, diz presidente da Totvs

Na última sexta-feira (14/8), a Totvs anunciou a compra da Bematech, empresa de tecnologia para varejo, e provocou uma verdadeira discussão no mercado sobre quais serão os próximos passos da fabricante brasileira. Em conferência com analistas na manhã de hoje (17/8), o presidente da Totvs, Rodrigo Kede, afirmou que o objetivo da união é monetizar clientes. “Vamos passar a prover uma solução integrada na ponta e nesse cenário hardware será uma consequência”, assinalou.

Segundo ele, cinco grandes motivos levaram a Totvs a adquirir a Bematech: complementaridade de subsegmentos; capacidade e distribuição, já que a companhia está presente em mais de 5 mil cidades no País; oportunidade de monetizar com base no conhecimento combinado das companhias; possibilidade de ser uma one stop shop para o varejo e a capacidade de usar dados para entender comportamentos regionais e impulsionar os negócios.

O executivo apontou que a Totvs não calculou até o momento potenciais sinergias que serão geradas com a união das fabricantes, mas relatou que cerca de 10% dos negócios da Bematech estão fora do Brasil e em razão desse quadro a combinação dos produtos fortaleceria uma possível estratégia de internacionalização. “Uma vez aprovada a operação, vamos fazer um trabalho a quatro mãos para conquistar mais do que sinergia, mas sincronia de operação”, indicou.

Ele foi cauteloso ao dizer que não tem uma data para finalizar essa integração, mas que isso não quer dizer que a empresa não vai captar e monetizar as oportunidades. Ele relatou ainda que a Bematech não vai atuar como uma unidade separada.

O executivo lembrou que a Bematech está presente em mais de 500 mil pontos de vendas, dos grandes, passando pelos médios até os pequenos varejistas. “Temos de ver como vamos maximizar isso”, completou.

Valor pago
Questionado sobre o valor pago pela Bematech, que um dos participantes da conferência considerou abaixo do esperado, Kede disse acreditar que o prêmio oferecido aos acionistas da Bematech para a compra é justo. “Se tivéssemos feito essa aquisição há seis meses, talvez o preço fosse outro. O preço de tela não reflete o potencial da empresa. É um prêmio significativo”, assinalou.

A transação, que combinou dinheiro e ações em uma movimentação estimada em R$ 550 milhões, embutiu ágio de quase 60% sobre o valor dos papéis da Bematech. Hoje (17/8), primeiro dia útil após o anúncio da aquisição, as ações da Bematech abriram em alta de cerca de 50%. Ainda assim, elas não atingiram o ágio implícito na operação. As ações da Totvs iniciaram o dia com alta de mais de 3%.

Recent Posts

Cristina Cestari: ‘É difícil ter uma área de inovação bem-sucedida em empresas que têm carga da cultura do erro’

Uma CIO da indústria automobilística e um CIO da área de saúde se reúnem em…

32 minutos ago

NETmundial+10 termina defendendo multissetorialismo de governança digital

Durante o NETmundial+10, evento global que aprofunda discussões sobre a governança do mundo digital organizado…

2 horas ago

“As questões ambientais e sociais devem permear todas as decisões da empresa”, diz Malu Paiva, da Vale

A sustentabilidade deve estar presente em todas as áreas. Essa foi a fala de abertura…

2 horas ago

Para 70% dos brasileiros, aquecimento global pode ser ‘problema maior’

Um estudo da VisualGPS, plataforma de pesquisa da Getty Images, descobriu que três em cada…

4 horas ago

Itaú Unibanco adota solução para combater golpe da falsa central telefônica

O Itaú Unibanco anunciou a implementação de uma funcionalidade projetada para interromper chamadas de falsa…

4 horas ago

Como pedir budget de TI em empresas nacionais e globais?

Mais da metade (55%) dos líderes de TI classificam sua hierarquia na empresa como equivalente…

5 horas ago