Compra da Bematech vai garantir solução integrada na ponta, diz presidente da Totvs

Author Photo
3:03 pm - 17 de agosto de 2015
Compra da Bematech vai garantir solução integrada na ponta
Na última sexta-feira (14/8), a Totvs anunciou a compra da Bematech, empresa de tecnologia para varejo, e provocou uma verdadeira discussão no mercado sobre quais serão os próximos passos da fabricante brasileira. Em conferência com analistas na manhã de hoje (17/8), o presidente da Totvs, Rodrigo Kede, afirmou que o objetivo da união é monetizar clientes. “Vamos passar a prover uma solução integrada na ponta e nesse cenário hardware será uma consequência”, assinalou.

Segundo ele, cinco grandes motivos levaram a Totvs a adquirir a Bematech: complementaridade de subsegmentos; capacidade e distribuição, já que a companhia está presente em mais de 5 mil cidades no País; oportunidade de monetizar com base no conhecimento combinado das companhias; possibilidade de ser uma one stop shop para o varejo e a capacidade de usar dados para entender comportamentos regionais e impulsionar os negócios.

O executivo apontou que a Totvs não calculou até o momento potenciais sinergias que serão geradas com a união das fabricantes, mas relatou que cerca de 10% dos negócios da Bematech estão fora do Brasil e em razão desse quadro a combinação dos produtos fortaleceria uma possível estratégia de internacionalização. “Uma vez aprovada a operação, vamos fazer um trabalho a quatro mãos para conquistar mais do que sinergia, mas sincronia de operação”, indicou. 

Ele foi cauteloso ao dizer que não tem uma data para finalizar essa integração, mas que isso não quer dizer que a empresa não vai captar e monetizar as oportunidades. Ele relatou ainda que a Bematech não vai atuar como uma unidade separada.

O executivo lembrou que a Bematech está presente em mais de 500 mil pontos de vendas, dos grandes, passando pelos médios até os pequenos varejistas. “Temos de ver como vamos maximizar isso”, completou.

Valor pago
Questionado sobre o valor pago pela Bematech, que um dos participantes da conferência considerou abaixo do esperado, Kede disse acreditar que o prêmio oferecido aos acionistas da Bematech para a compra é justo. “Se tivéssemos feito essa aquisição há seis meses, talvez o preço fosse outro. O preço de tela não reflete o potencial da empresa. É um prêmio significativo”, assinalou.

A transação, que combinou dinheiro e ações em uma movimentação estimada em R$ 550 milhões, embutiu ágio de quase 60% sobre o valor dos papéis da Bematech. Hoje (17/8), primeiro dia útil após o anúncio da aquisição, as ações da Bematech abriram em alta de cerca de 50%. Ainda assim, elas não atingiram o ágio implícito na operação. As ações da Totvs iniciaram o dia com alta de mais de 3%. 

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.