Complexidade tributária e regulatória desafia transformação digital no Brasil

Estudo da TGT ISG indica que, apesar das dificuldades, empresas e startups brasileiras estão aproveitando oportunidades

Author Photo
11:00 am - 13 de março de 2024
Gabriel Sobanski, TGT ISG, governo, transformação digital Gabriel Sobanski. Foto: Divulgação

A complexidade tributária e regulatória é uma das barreiras para a transformação digital no Brasil, indica um estudo divulgado essa semana pela TGT ISG. Chamado Digital Business Innovation Services 2024, o relatório se debruça especificamente sobre o cenário brasileiro. De acordo com o autor do relatório, Gabriel Sobanski, líder de análise de pesquisas da consultoria, o ambiente de negócios se torna menos favorável para empresas que querem investir em pesquisa e desenvolvimento.

“Além disso, a elevação da capacidade de entrega por parte das empresas de serviços em tecnologia deve ser constante para atender o aumento da demanda, com estas empresas investindo em conhecimento e em um maior número de parceiros tecnológicos”, diz.

No Brasil, diz o relatório, o cenário dos serviços de inovação digital é diverso e dinâmico. Muitas empresas brasileiras estão implementando estratégias de transformação digital, e adotando tecnologias para impulsionar crescimento e competitividade. Segundo o estudo, aqueles que o conseguem têm maiores chances de se destacar e prosperar em um ambiente de negócios cada vez mais digitalizado.

Leia também: França enfrenta ataques cibernéticos de “intensidade sem precedentes”

O estudo também aponta aspectos positivos no cenário brasileiro. Por exemplo a Estratégia Brasileira para a Transformação Digital (E-Digital) para o período 2022-2026, com foco em seis eixos estratégicos: infraestrutura e acesso; pesquisa, desenvolvimento e inovação; confiança no ambiente digital; educação e capacitação profissional; cidadania e serviços públicos digitais; e transformação digital produtiva. No entanto, o Brasil ainda enfrenta alguns desafios.

Particularidades brasileiras

De acordo com Sobanski, um dos principais obstáculos é a escassez de mão de obra qualificada, que limita a capacidade das empresas de implementar e aproveitar as tecnologias emergentes. Também a baixa penetração da banda larga em algumas regiões do País, o que “dificulta o acesso universal à internet de alta velocidade, fundamental para o desenvolvimento de soluções digitais inovadoras”.

Para o autor, superar esses desafios exigirá esforços coordenados do setor público e privado, incluindo investimentos em educação, infraestrutura digital e políticas que incentivem a inovação e a adoção de novas tecnologias.

O relatório aponta que, entre os setores da indústria, destacam-se o comércio de vestuário e acessórios, saúde, alimentício e marketing. Nesse primeiro, as empresas estão adotando tecnologias como realidade aumentada (RA) e inteligência artificial (IA) para aprimorar a experiência do cliente.

No setor da saúde, a telemedicina e os aplicativos estão se tornando mais comuns. Na indústria alimentícia, a digitalização está transformando a cadeia de suprimentos e a experiência do consumidor.

No setor de marketing, o estudo aponta que a personalização e a automação são consideradas tendências dominantes. “As empresas estão utilizando análise de dados avançada para segmentar os clientes com maior precisão e oferecer campanhas mais relevantes”, diz o autor.

Sobanski ressalta que o processo de transformação digital não é apenas uma questão de adoção de novas tecnologias, mas demanda profunda mudança cultural nas empresas. “A transformação digital permeia toda a organização, desde sua estratégia de negócios até a maneira como as equipes colaboram e se engajam”, diz.

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!

Author Photo
Redação

A redação contempla textos de caráter informativo produzidos pela equipe de jornalistas do IT Forum.

Author Photo

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.