Como ter sucesso como CIO ‘fracionário’

Pensando em se tornar um CIO temporário ou de meio período? Então é importante entender as vantagens e desvantagens do trabalho

Author Photo
12:12 pm - 24 de abril de 2023
executivo, CIOs Imagem: Shutterstock

Os CIOs fracionários operam em uma esfera significativamente diferente de suas contrapartes tradicionais em tempo integral. Um CIO fracionário é um líder de tecnologia contratado temporariamente ou em meio período, explica Peter Kirkwood, Líder de Estratégia Corporativa na empresa de consultoria de gestão e consultoria estratégica Zinnov.

Um CIO fracionário é tipicamente um líder de TI experiente que é externo à empresa, mas atua como um líder responsável e uma extensão da equipe executiva, diz Dave Hartman, Presidente da empresa de consultoria de gerenciamento de TI Hartman Executive Advisors. “Um CIO fracionário pensa além das necessidades técnicas e considera as necessidades da organização de uma perspectiva estratégica de negócios”.

Fracionários, ou contratados, os CIOs estão se tornando um nicho importante e cada vez mais confiável no mercado de trabalho executivo de TI.

O que faz um CIO fracionário?

Como um CIO convencional, um CIO fracionário em tempo integral é responsável pela estratégia e gerenciamento geral de TI de uma empresa, diz Abhi Shrikhande, Vice-Presidente e Gerente Geral de Serviços de Tecnologia da rede de talentos freelance Toptal. As responsabilidades de um CIO fracionário geralmente incluem gerenciamento de equipe de TI, desenvolvimento e supervisão de orçamento, especificação de investimentos em tecnologia e orientação sobre sistemas e governança de TI, diz ele. Outras responsabilidades podem incluir abordar iniciativas de transformação digital, orientar o desenvolvimento de aplicativos e identificar problemas de segurança.

Fracionários, ou contratados, os CIOs estão se tornando um nicho importante e cada vez mais confiável no mercado de trabalho executivo de TI.

Que tipos de organizações contratam CIOs fracionários?

Os CIOs fracionários são frequentemente escolhidos por organizações de pequeno a médio porte que podem não ser capazes de arcar com as despesas de um CIO em tempo integral, diz Randy Trzeciak, Diretor do Programa de Mestrado em Política e Gerenciamento de Segurança da Informação do Heinz College, da Carnegie Mellon University. Esses CIOs fracionários são essencialmente freelancers, muitas vezes dando suporte a várias organizações simultaneamente.

Não é incomum uma empresa de médio porte operar sem um CIO, diz Hartman. “Muitas vezes, as empresas nesse espaço têm um gerente de TI ou diretor de TI, mas falta alguém que se sente na cadeira executiva e se reporte diretamente ao CEO”.

Hartman observa que muitas organizações de médio porte simplesmente não podem arcar com as despesas de contratar outro executivo de alto escalão, mesmo sabendo que a contratação de tal indivíduo poderia, em última análise, cortar custos e ajudá-las a se tornarem mais competitivas. “Nessas situações, eles podem contratar um CIO parcial que trará sua experiência e perspectiva imparcial para a organização por uma fração do custo de um contrato em tempo integral”, observa ele.

Um CIO fracionário pode ser escolhido para liderar uma iniciativa específica que exija orientação de liderança sênior de TI, permitindo que o CIO ocupado e em tempo integral concentre a atenção em outras questões críticas. Um CIO fracionário também pode treinar e orientar funcionários internos importantes que provavelmente serão futuros líderes de TI, diz Shrikhande.

Algumas empresas recorrem a um CIO fracionário para fornecer conhecimento e experiência em uma ou mais áreas fundamentais de liderança, como gerenciamento de operações, manutenção, planejamento estratégico, risco, conformidade/governança, gerenciamento de fornecedores e outros assuntos essenciais, observa Trzeciak.

Quais serviços os CIOs fracionários oferecem?

Além do conhecimento e das habilidades de gerenciamento, um CIO fracionário pode fornecer um ponto de vista independente para a liderança corporativa em áreas críticas, como tecnologias emergentes e segurança de TI, bem como atualizar ou criar um roteiro de tecnologia. “Isso pode ajudar na tomada de decisões importantes e, às vezes, fornecer mais ajuda prática na execução do caminho escolhido”, diz Dan Ryan, Sócio-Gerente da empresa de talentos executivos sob demanda do Business Talent Group.

Em alguns casos, uma empresa pode recorrer a um CIO fracionário para atuar como executivo interino, assumindo a função de liderança por um período fixo de tempo. “CIOs fracionários e interinos são soluções particularmente eficazes para empresas que estão passando por mudanças rápidas ou que têm uma lacuna de liderança inesperada”, explica Ryan. “Vemos um uso particularmente pesado por empresas de private equity e suas empresas de portfólio, bem como empresas de médio porte passando por mudanças significativas, como fusões ou aquisições, situações de spin-off e startups apoiadas por investidores”.

Um CIO fracionário pode funcionar como um consultor confiável ou, se for verdadeiramente independente e qualificado em serviços profissionais, pode desempenhar um papel de liderança de TI responsável para o cliente, diz Hartman. “Um CIO fracionário desenvolve e lidera a execução da estratégia de TI de uma empresa”, afirma. “Além disso, esse líder fornece um nível de experiência e perspectiva que pode ser crítico para navegar com sucesso em situações, incluindo transformação digital, seleção e implementação de software, bem como o lançamento de uma nova oferta de produto ou serviço, fusão, atividade de aquisição e muito mais”.

O que é um CIO virtual versus um CIO fracionário?

Um CIO fracionário trazido para uma empresa para orientar uma tarefa ou projeto relativamente menor às vezes é chamado de CIO virtual ou vCIO. Esse indivíduo atua como consultor ou conselheiro que traz conhecimentos valiosos para a organização, mas não recebe largura de banda suficiente para supervisionar sua implementação.

Esses CIOs às vezes são chamados de “CIOs de serviços profissionais” ou mesmo, quando fornecidos por um provedor de serviços gerenciados, como “CIO como serviço”.

“Isso é análogo ao engenheiro de vendas consultivo de décadas atrás”, explica Hartman. “Esses normalmente não são CIOs experientes – o serviço não é independente e os conselhos que eles oferecem aos líderes de TI geralmente se concentram nos produtos e serviços que suas empresas vendem”. Por outro lado, “este pode ser um serviço eficaz para empresas muito pequenas que não podem pagar por um consultor independente”, observa.

Muitos CIOs virtuais, bem como alguns CIOs fracionários, concentram suas habilidades em um setor específico. “Um CIO fracionário ou de serviços profissionais que traz profundo conhecimento e perspectiva em um determinado setor pode ser um consultor inestimável para empresas e organizações de médio porte que não podem contratar esse talento especializado em tempo integral”, diz Hartman.

Quais benefícios os CIOs fracionários oferecem?

Uma empresa que contrata um CIO fracionário tem a oportunidade de obter uma vantagem competitiva fornecida pela experiência que, de outra forma, não poderia pagar. “Um CIO fracionário desenvolve uma estratégia de TI que permite o crescimento dos lucros e resultados, e muitas vezes cria oportunidades inovadoras e geradoras de renda”, diz Hartman.

Um CIO fracionário independente garante que recomendações, orientações e conselhos sejam apresentados com objetividade no melhor interesse da empresa. “Sem pressão para recomendar um sistema, fornecedor, hardware ou produto de software específico, os CIOs fracionários independentes podem analisar minuciosamente várias opções, testar essas opções e tomar as decisões que melhor atendem à organização”, diz Hartman.

Os CIOs fracionários podem desempenhar um papel crítico nas empresas que passam por mudanças e transformações, especialmente aquelas que transformam a maneira como usam a tecnologia ou as ferramentas digitais. As empresas apoiadas por private equity são um excelente exemplo de organizações que passam por uma transformação, muitas vezes rápida, em que um CIO parcial ou interino pode ser valioso, diz Ryan. “Muitas vezes, um CIO fracionário ou interino trará um pico em certo tipo de habilidades e será valioso por um período finito de tempo”, observa ele.

Quais são as vantagens e desvantagens de ser um CIO fracionário?

Para muitas empresas, um CIO fracionário representa uma oportunidade única de obter acesso a conhecimentos que, de outra forma, seriam inacessíveis. “Para os especialistas, é uma maneira de se envolver com empresas empolgantes e definir termos de trabalho que se encaixem em sua vida pessoal”, diz Kirkwood. A função pode ser particularmente atraente para CIOs semi-aposentados e financeiramente seguros que desejam permanecer ativos em TI sem a angústia e o drama que geralmente envolvem a política de nível C.

Por outro lado, para um ex-CIO de pleno direito, acostumado a todas as regalias e privilégios que acompanham o cargo, trabalhar em base fracionária pode exigir um reajuste de atitude. “O trabalho do CIO de serviços profissionais, embora recompensador, é muito diferente”, diz Hartman. Em vez de ser um executivo sênior, o ex-CIO agora é simplesmente um consultor terceirizado. “Leva um tempo para se acostumar a sentar do outro lado da mesa”, observa.

Como alguém se torna um CIO fracionário?

Buscar trabalho como CIO fracionário pode ser comparado a iniciar uma carreira como escritor, artista ou ator freelancer. Ter um currículo forte é o ponto de partida, diz Kirkwood. “Um CIO fracionário não é uma posição para novos CIOs”, adverte.

Os candidatos a CIO fracionários devem ser capazes de provar a clientes em potencial que podem trazer experiência e liderança de pensamento para a empresa, ao mesmo tempo em que se diferenciam dos membros da equipe de nível sênior. “Em seguida, eles precisam se conectar para encontrar startups de alto crescimento que precisam de visão para construir uma infraestrutura de TI altamente escalável e compatível com o crescimento, mas sem a escala atual para contratar um equivalente em tempo integral”, aconselha Kirkwood.

Tornar-se um líder interino deve fazer parte do seu plano profissional, e não uma virada impulsiva, adverte Ryan. “Reserve um momento para sentar e determinar por que você está interessado em deixar a força de trabalho permanente e se os cargos temporários são o caminho específico que você está interessado”.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.