Como não errar ao adotar uma solução de IoT

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8:47 am - 02 de outubro de 2017

Gabriel Dias SemantixCom o constante crescimento tecnológico, vivemos em um mundo cada vez mais conectado, no qual o acesso à tecnologia é simples e o surgimento de novas soluções é corriqueiro. No monitoramento passivo de clientes, diversos estabelecimentos físicos possuem sensores que fazem parte da internet das coisas (IoT) para notificar o empreendedor sobre a presença de clientes com perfis específicos. A partir do momento da notificação, o gerente do local consegue providenciar atendimento personalizado, potencializando a boa experiência dos visitantes.

Além de servirem como ferramentas para maximizar a experiência dos clientes, os mesmos dispositivos são capazes de coletar informações sobre os principais produtos de uma loja. Ao automatizar o cruzamento dos dados coletados com o histórico dos clientes, é possível gerar insights que facilitam o entendimento de comportamentos e jornadas em lojas físicas. Com este tipo de dados em mãos, o gestor elabora as melhores estratégias para reorganizar itens nas prateleiras, ou até mesmo o visual do estabelecimento com o objetivo de facilitar o acesso aos produtos com maior potencial de venda.

Erros mais comuns

Acreditar que a internet das coisas irá resolver todos os problemas é um dos principais erros do empreendedor. A maioria das soluções de IoT é composta por sensores que automatizam a coleta de dados, mas cabe ao gestor junto à uma equipe especializada em análise de dados estudar sobre o negócio e identificar qual a relevância das informações geradas para realizar estratégias e planos de ação, seja para reduzir gastos, melhorar a qualidade do atendimento, atrair clientes ou aprimorar a experiência do consumidor em sua jornada de compra.

Equipes capacitadas

Com a presença de dispositivos IoT, é essencial que a equipe de funcionários consiga ir além da interação com a tecnologia do dia a dia, como câmeras, roteadores e tablets. A leitura dos dados produzidos por estes dispositivos é primordial para o sucesso de uma operação que utiliza soluções de Internet das Coisas, exigindo que a equipe seja também capaz de trabalhar com a análise de relatórios que auxiliam na tomada de decisões operacionais.

Atrativos e diferenciais

No passado, a internet e as redes sociais revolucionaram o mercado e facilitaram a comunicação entre empresas e clientes. A IoT é o próximo passo desta evolução, pois potencializa o conhecimento do empreendedor sobre seu negócio e também aproxima os consumidores das empresas, maximizando o valor entregue ao consumidor final. Diferente das estratégias tradicionais, essas soluções possibilitam que as empresas entendam seus clientes sem que seja necessário um feedback verbal ou textual. Ou seja, a tecnologia atual permite a análise comportamental das pessoas nos estabelecimentos, baseadas em movimentos comuns como o de pegar e devolver produtos de uma prateleira, a consulta do preço de uma etiqueta ou ao provar alguma peça de roupa.

Em suma, a internet das coisas possibilita a avaliação de distintas informações de maneira simples, por meio de uma única plataforma digital. Como resultado, pode trazer insights para o empreendedor sobre assuntos como gastos de água, luz e o comportamento de clientes em determinado horário, além de facilitar o controle dos dados da organização e possibilitar a redução de custos operacionais e aumentar a margem de lucro da empresa.

*Gabriel Dias é Líder de projetos IoT da Semantix

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