Com CI&T, YDUQS aperfeiçoa suporte a alunos
Parceria possibilitou a redução da evasão de rematrícula, além de melhorar acesso aos conteúdos
A YDUQS, grupo de tecnologia e serviços em educação, anunciou os resultados de seu processo de transformação digital, conduzida em parceria com a CI&T. As empresas desenvolveram soluções para melhorar o suporte aos 800 mil alunos de graduação.
Segundo a YDUQS, o projeto teve início nas áreas administrativa e financeira e coincide também com o lançamento do EnsineMe, solução proprietária que apoia instituições de ensino em suas estratégias de aprendizado online.
O portal de rematrículas da empresa, o Renova, que agrega nomes como Estácio e Ibmec, foi o pioneiro do processo de digitalização. Simplificado, o processo diminuiu a necessidade de interações presenciais, dando mais transparência sobre o progresso acadêmico. Segundo a YDUQS, o fato colaborou para a elevação dos índices de satisfação. Além disso, a jornada integrada de estudos e avaliação na ferramenta própria, dobrou o acesso espontâneo aos simulados comparado com a utilização de plataforma terceirizada.
A YDUQS desenvolveu a SAVA (Sala de Aula Virtual) com objetivo de aperfeiçoar a experiência dos alunos. Antes da implementação, os usuários utilizavam uma plataforma terceirizada, que apresentava instabilidade com acessos simultâneos. Atualmente, a SAVA suporta os picos de acesso considerando uma base total de 800 mil alunos de graduação das diferentes marcas do grupo.
A nova plataforma também oferece um backoffice 100% digital que otimizou processos das instituições de ensino. Ajustes e configurações, por exemplo, que poderiam demorar até quatro horas com a necessidade de atualizações manuais de planilha, agora levam cerca de um minuto, através de uma interface moderna e adaptada às necessidades do negócio.
Outra inovação foi o desenvolvimento de um aplicativo mobile para estudantes, que permite acesso as funções de estudo e administrativas. A empresa também aponta outra conquista com uma feature de “continue de onde parou”, que leva ao último conteúdo assistido pelo estudante. Ela otimizou a experiência dos usuários, diminuindo o tempo médio que gastavam para encontrar o material certo de cinco minutos para três segundos. Esse botão já representa 41% dos acessos aos conteúdos.
“Essa jornada integrada entre aplicativo e plataforma SAVA viabilizou que chegássemos ao maior pico de usuários ativos, 750 mil alunos, em apenas um mês e, rapidamente, o aplicativo atingisse as notas 4.7 na média das lojas PlayStore, do Google, e na App Store, da Apple. Além disso, 40% dos acessos à plataforma pelo app que oferece conteúdo mobile first. Se um aluno quiser assistir às aulas no computador ou celular, sua experiência será rica e intuitiva em ambos os aparelhos”, comenta Bruna Bueno, diretora de Produtos Digitais da YDUQS.