Citrosuco usará caminhão Volvo elétrico para transporte de carga
Adoção de frota elétrica busca contribuir com as metas de descarbonização da empresa
A Citrosuco iniciou os testes do caminhão totalmente elétrico da Volvo, o FM Electric, para transporte de carga entre os municípios paulistas Matão e Santos. A rota é crucial para a empresa, pois liga a maior fábrica de produção de suco de laranja ao Porto de Santos, onde o produto é exportado para mais de 100 países.
Os testes integram as metas de ESG da empresa assumidas em 2022, que buscam descarbonizar suas operações. Até 2030, a empresa busca reduzir as emissões de CO2 nos escopos 1 e 2 em 28% e aumentar as remoções líquidas, buscando o balanço líquido positivo de remoções e emissões de GEE.
“Temos o compromisso de impulsionar as melhores práticas na Citrosuco. Nosso objetivo com esse projeto é avaliar as possibilidades para que possamos no futuro contar com uma frota totalmente elétrica. Para esse teste, contamos com toda a expertise e suporte da Volvo”, explicou Claudemir Henrique de Oliveira, gerente geral de logística e terminais da Citrosuco.
Leia também: DuckDuckGo lança versão beta de navegador com foco em privacidade
Oliveira conta que a jornada de testes foi positiva, com o primeiro teste optando por um peso intermediário no caminhão. Já no segundo teste, o veículo seguiu com seu peso máximo, de 44 toneladas.
“Ambos os pilotos salientaram a excelência de desempenho do torque instantâneo e da autonomia de recarga dos freios regenerativos, importantes em trechos de subida e descida com carga, além de tempo e quantidades necessárias para carregamento do veículo. Mas o mais importante são os ganhos econômicos e ambientais que o veículo pode proporcionar a médio e longo prazo para a nossa operação”, complementa Oliveira.
Marco Mildenberg, gerente de eletromobilidade da Volvo, explica que o FM Electric pode ser equipado com pacotes de duas a seis baterias (180-540 kWh), dependendo do tipo de aplicação a que for destinado. Com suspensão a ar em todos os eixos, é dotado de freios de regeneração (recupera a energia quando o freio é acionado). Além disso, tem potência de até 490 kW (660hp).
“Este é um veículo que atende bem o transporte de distribuição entre grandes centros. Além de zero emissões de gases, o caminhão tem baixíssimo nível de ruído”, comenta.
Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!