DuckDuckGo lança versão beta de navegador com foco em privacidade

Provedor de mecanismo de busca com foco em privacidade, DuckDuckGo lançou seu próprio navegador Windows em um teste beta público

Author Photo
1:00 pm - 26 de junho de 2023

A DuckDuckGo, empresa de internet focada em privacidade e mais conhecida pelo seu motor de busca de mesmo nome, lançou hoje uma versão beta pública do seu próprio navegador para PCs com Windows.

Caracteristicamente, o navegador coloca a privacidade do usuário em primeiro plano. O DuckDuckGo afirmou que o navegador (chamado simplesmente de “DuckDuckGo for Windows”) possui funcionalidades de privacidade de “melhor qualidade”, que são habilitadas por padrão. Ele bloqueia rastreadores antes de serem carregados, o que permite ao DuckDuckGo consumir 60% menos dados do que o Google Chrome.

O navegador ainda não suporta extensões, mas a empresa afirmou que a funcionalidade integrada replica alguns dos casos de uso mais comuns das extensões, como bloqueio de anúncios, privacidade, gerenciamento de senhas e um modo “Duck Player” para assistir ao YouTube, que impede a maior parte do rastreamento e publicidade presentes nessa plataforma.

Leia também: Capgemini e Google Cloud criam Centro de Excelência em IA Generativa

O navegador também oferece alguma personalização na forma como lida com as páginas da web. O canto esquerdo da barra de endereço permite que os usuários alternem diferentes tipos de proteção ativados ou desativados para páginas da web individuais, o que é uma consideração importante para um navegador que, por design, bloqueia muitas funcionalidades. Ele também possui um recurso chamado “fire” [fogo], que deleta todo o histórico de navegação, abas e cookies com um único clique, mas permite a “proteção contra fogo” para isentar sites específicos dessa exclusão.

Por fim, o navegador parece bloquear a maioria das janelas pop-up de “Aceitar” de carregarem, se o usuário optar por habilitar esse recurso. Ele automaticamente rejeita muitos cookies por meio desse recurso, se desejado, e fornece proteção de e-mail por meio de um serviço de encaminhamento usando um endereço de e-mail personalizado com o sufixo @‌duck.com.

Veja também: Usuários são a favor da IA para criar novas maneiras de trabalhar, diz Microsoft

O DuckDuckGo for Windows foi totalmente desenvolvido internamente, de acordo com a empresa, e não é um fork ou personalização de algum outro navegador. O DuckDuckGo afirmou que a empresa “acredita em disponibilizar nossos aplicativos em código aberto” e planeja fazer isso com o navegador, mas, atualmente, o código é proprietário. A empresa afirmou que o navegador utiliza a chamada Windows WebView2 para o mecanismo de renderização de páginas da web baseado no Blink.

O teste beta aberto tem como objetivo fornecer aos engenheiros da empresa um feedback sobre compatibilidade e melhorias, de acordo com o DuckDuckGo. Enquanto uma versão para Mac do navegador já existe, os PCs com Windows possuem uma ampla variedade de configurações de hardware, tornando esse tipo de feedback importante. O DuckDuckGo também possui navegadores para Android e iOS, facilitando para os usuários permanecerem dentro do ecossistema do DuckDuckGo em várias plataformas.

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.