Usuários são totalmente a favor da IA para criar novas maneiras de trabalhar, diz relatório da Microsoft

Os dados mostram que os trabalhadores estão prontos para adotar os benefícios que a IA pode oferecer para ajudar a impulsionar a inovação

Author Photo
4:28 pm - 20 de junho de 2023
IA, IA responsável Imagem: Shutterstock

A IA está pronta para transformar completamente a forma como as pessoas trabalham, ajudando a reduzir o desgaste e aumentar a produtividade – e os trabalhadores estão prontos para abraçar a mudança, de acordo com o mais recente Work Trend Index da Microsoft.

Para compilar seu último relatório, a Microsoft entrevistou 31.000 pessoas em 31 países e analisou trilhões de sinais de produtividade do Microsoft 365, juntamente com as tendências de trabalho do LinkedIn Economic Graph. Isso resultou em três descobertas principais: uma abundância de notificações digitais está prejudicando a inovação, os funcionários querem que a IA ajude a diminuir suas cargas de trabalho e os funcionários de todos os níveis de uma empresa devem receber treinamento para ajudá-los a aproveitar melhor a IA.

“Esta nova geração de IA eliminará o trabalho enfadonho e liberará a criatividade”, disse o CEO da Microsoft, Satya Nadella, em comentários publicados juntamente com o relatório. “Existe uma enorme oportunidade para ferramentas baseadas em IA ajudarem a aliviar a dívida digital, desenvolver aptidão para IA e capacitar funcionários”.

Usando IA como um driver de produtividade, não um disruptor

Desde 2020, o ritmo de trabalho aumentou exponencialmente e, desde fevereiro de 2020, dados da Microsoft mostram que os usuários do Teams estão participando de 192% mais reuniões e chamadas do Teams por semana do que antes da pandemia de Covid-19.

Como o número dos chamados disruptores de produtividade – como reuniões ineficientes – aumentou, de acordo com o último Work Trend Index, 64% dos entrevistados disseram que agora lutam para ter tempo e energia para fazer seu trabalho, enquanto 68% disseram que não têm tempo suficiente de foco ininterrupto durante o dia de trabalho e 62% disseram que lutam com muito tempo gasto procurando informações durante o dia de trabalho.

Entre os usuários do Microsoft 365, o funcionário médio gasta 43% do tempo criando conteúdo, como documentos, planilhas e apresentações, mas os outros 57% são gastos em reuniões, envio de e-mails ou mensagens de bate-papo, o que os entrevistados dizem ter dificultado para pensar estrategicamente ou de forma inovadora. Como resultado, 60% dos líderes disseram que a falta de inovação ou ideias inovadoras em suas equipes é motivo de preocupação.

A produtividade também continua sendo uma prioridade fundamental para os líderes de negócios e, entre os entrevistados pela Microsoft, os entrevistados disseram que teriam o dobro de probabilidade de usar a IA para aumentar a produtividade, em vez de reduzir o número de funcionários.

Apesar dessa descoberta, as advertências de que a IA pode resultar em perdas generalizadas de empregos, a menos que os governos atuem, são refletidas na pesquisa – 49% dos entrevistados da pesquisa da Microsoft disseram estar preocupados que a IA substitua seu trabalho. No entanto, os benefícios potenciais da IA parecem superar o medo, com 70% afirmando que gostariam de delegar o máximo de trabalho possível à IA para diminuir sua carga de trabalho atual.

Isso inclui 76% que disseram que usariam IA para tarefas administrativas, 79% para tarefas analíticas e 73% para trabalho criativo. Além disso, 86% desejam que a IA os ajude a encontrar as informações e as respostas de que precisam, 80% desejam resumir suas reuniões e itens de ação e 77% desejam que a IA planeje seu dia.

Os entrevistados também estavam otimistas sobre a capacidade da IA de ajudá-los a serem mais criativos no trabalho, com 87% dos trabalhadores que estão extremamente familiarizados com IA e trabalham em uma função relacionada ao desenvolvimento, design ou marketing de produtos afirmando que se sentiriam confortáveis usando IA para aspectos criativos de seu trabalho.

Os funcionários devem aprender habilidades básicas de IA

Como é o caso da maioria das tecnologias emergentes, as organizações que não fornecem o treinamento e as habilidades necessárias a seus funcionários para ajudá-los a aproveitar melhor a tecnologia perderão o ritmo de seus concorrentes, sugere o relatório.

Embora escrever um prompt de linguagem natural possa vir naturalmente para a maioria, à medida que a IA generativa continua a proliferar no mundo do trabalho, a Microsoft diz que habilidades como pensamento crítico e julgamento analítico, resolução de problemas complexos e criatividade e originalidade serão necessárias para todos os funcionários, não apenas aqueles em funções técnicas ou especialistas em IA.

Já, 60% dos entrevistados disseram que atualmente não têm os recursos certos para realizar seu trabalho, enquanto os dados do LinkedIn descobriram que, em março de 2023, a parcela de postagens de emprego no LinkedIn, nos EUA, mencionando GPT já aumentou 79% ano a ano, com 82% dos líderes entrevistados dizendo que seus funcionários precisarão de novas habilidades para se preparar para o crescimento da IA.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.