CIOs devem recriar visão da indústria para ter sucesso nos negócios digitais

Author Photo
10:47 am - 03 de junho de 2016

Empresas que estão lutando para ter sucesso na transformação digital dos negócios podem conseguir alcançar isso ao criar uma nova visão da indústria em que atuam, de acordo com o Gartner. 

Executivos entrevistados pelo instituto de pesquisas esperam que 41% da receita das companhias venha de negócios digitais até 2020 – quase o dobro do que esperado para 2015. No entanto, em 2016, muitas empresas ainda não começaram a transformação do negócio digital, aponta o Gartner.

De acordo com Jorge Lopez, vice-presidente e analista do instituto, as empresas podem se transformar ao explorarem momentos ou aplicando recursos digitais a fim de criar novos mercados como Airbnb e Uber fizeram”, disse. “No entanto, muitas empresas irão achar mais fácil começar criando uma visão para o negócio digital para a sua indústria em particular”, completou o executivo, afirmando que essa abordagem permite que a empresa coloque fundamentos da concorrência em seu favor. Uma vez que a empresa estabeleceu sua visão, continua ele, pode mais facilmente lidar com momentos de negócios ou alavancar capacidades digitais em novos mercados.

Para mudar esse cenário, CIOs devem repensar conceitos, capacidade, ativos e pesquisa:

Conceito: uma visão da indústria procura mudanças fundamentais que irão afetar muitas dimensões de negócios e operações. Um fabricante de autopeças, por exemplo, o qual permite que lojas de reparação criem peças em 3D, ao invés de ter que encomendá-las e esperar pela entrega. Nesse caso, o fabricante não teria de comprar matérias-primas, gerenciar fornecedores, fabricar peças e distribuí-las aos revendedores – o que consequentemente traria economia ao negócio. Mas outros desafios surgiriam, como a criação de uma descrição digital exata de cada peça, certificando-se de que oficinas de reparação tenham o equipamento adequado, experiência em processos e materiais para imprimi-lo.

Capacidades: a empresa precisa de novas capacidades para fazer o negócio digital funcionar. Tais recursos exigem conhecimentos que a empresa ainda não tem. No exemplo acima, o fabricante de peças teria de comercializar o serviço de impressão 3D em uma nova maneira, para um novo público, e ele teria de fornecer treinamento para fornecedores. A empresa pode desenvolver algumas capacidades internas, mas terá que encontrar parceiros (uma empresa de impressão 3D, por exemplo) para montar o negócio e pode precisar de adquirir empresas.

Ativos: a companhia precisa de um conjunto diferente de ativos para executar o negócio, incluindo pessoas, dados e propriedade intelectual (IP). A fabricante de peças terá de reforçar suas habilidades em modelagem 3D, seu conhecimento, criar bases de dados e redes para enviar arquivos certos rapidamente e iniciar um programa de marketing digital para manter oficinas de reparação envolvidas. Desde que a nova abordagem dê à empresa vantagem competitiva, ela deve desenvolver e proteger o seu IP – um desafio complexo, uma vez que deve colaborar com parceiros que têm seu próprio IP.

Pesquisa: o novo negócio digital não é estático; ele irá se expandir para novas áreas. A empresa terá de manter um programa de pesquisa projetado para agregar valor ao negócio e terá de experimentar continuamente novas possibilidades – as quais, por sua vez, irão demandar novas tecnologias, de modo que a empresa vai precisar de parcerias, especialmente com universidades.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.