Maioria dos CIOs planeja ampliar contratações em TI em 2023, diz Gartner
CIOs de grandes empresas buscam talentos com habilidades técnicas, mas também interpessoais e capacidade para adequação cultural
A grande maioria dos CIOs das grandes empresas pretende aumentar o número de funcionários de TI ainda em 2023, revelou nova pesquisa do Gartner. Enquanto 81% dos executivos planejam ampliar as contratações, apenas 14% esperam que suas equipes de TI diminuam e 5% esperam que o número de funcionários permaneça o mesmo. O levantamento foi realizado de outubro a novembro de 2022 com mais de 500 executivos de TI de grandes empresas da América do Norte, Europa e Ásia, com faturamento superior a US$ 1 bilhão.
“Atrair e reter talentos tecnológicos continuam sendo críticos e motivos de preocupação para os CIOs”, afirma Jose Ramirez, analista sênior do Gartner. Na análise do especialista, mesmo com os avanços na Inteligência Artificial, o impacto global da IA no trabalho será neutro nos próximos anos devido aos atrasos que na adoção corporativa, ao tempo necessário para implementação e às curvas de aprendizado.
Das empresas ouvidas, 67% dos CIOs planejam aumentar em pelo menos 10% o número de funcionários das áreas de TI em 2023. Entretanto, muitos CIOs enfrentaram obstáculos na contratação devido às condições econômicas. Por causa da volatilidade econômica predominante, 41% dos CIOs ouvidos relatam lentidão nas contratações para funções de TI, 35% indicam redução dos orçamentos de TI e 29% revelam congelamento nas contratações de tecnologia.
“Os CIOs estão adotando medidas proativas para combater a volatilidade econômica, relaxando os requisitos geográficos e de função para expandir o pipeline de talentos de TI”, diz Ramirez. A pesquisa do Gartner também descobriu que os profissionais que atuam em tempo integral (FTEs) são a maior parte do time de técnicos das grandes empresas. Funcionários de TI em tempo integral realizam 56% das atividades, enquanto avanços tecnológicos, como automação e trabalho agilizado pela Inteligência Artificial, representam pouco mais de 9% das ações.
“Essa dependência dos funcionários contratados por tempo integral para atender às demandas da transformação digital explica a razão que motiva os CIOs de grandes empresas a planejarem aumento de seus times de especialistas em TI em 2023”, afirma o analista do Gartner.
As habilidades que os CIOs desejam
Com a crescente demanda por talentos de TI, os CIOs buscam durante o processo de contratação os conhecimentos técnicos necessários, habilidades interpessoais e capacidade para adequação cultural. Já entre as habilidades técnicas mais críticas em 2023 para os CIOs estão segurança cibernética, plataformas de Nuvem e experiência dos clientes.
Quase metade dos CIOs pretende investir em programas de treinamento para aprimorar e requalificar a equipe de TI, garantindo que os times tenham funções, habilidades e capacidades relevantes para atenderem aos objetivos das empresas. Ainda 46% dos CIOs planejam ter equipes de fusão e automatizar os fluxos de trabalho para liberar tempo de TI para novas funções.
“Recrutar o especialista em TI certo leva tempo e planejamento, especialmente para habilidades como arquitetura de sistemas, segurança cibernética, computação em Nuvem e desenvolvimento ágil de software”, afirma Ramirez. “A recomendação do Gartner é se certificar que a TI tenha funções, habilidades e capacidades relevantes para atender aos objetivos empresariais. Isso pode exigir a adoção de um modelo de força de trabalho que comine TI com experiencia nos negócios.”
Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!